O lançamento da nova nota de R$ 200 deve ocorrer somente no final do mês de agosto, mesmo assim já existe uma versão falsificada circulando pelo país. Pelo menos é isso que afirmam internautas nas redes sociais, que relatam que a cédula foi vista no comércio de Madureira, zona Norte do Rio de Janeiro.
Os falsificadores não se deram ao trabalho nem de fazer uma cópia com cores semelhantes às que foram aprovadas pelo Banco Central (BC), cinza com detalhes em marrom, e lançaram no mercado uma nota laranja. Pelo menos na ilustração aparece corretamente o lobo-guará, animal escolhido. Porém, não se sabe qual será a imagem a ser utilizada.
“Como a nota de R$ 200 ainda não foi lançada nem está em circulação, obviamente estamos diante de um caso de falsificação. A falsificação de notas, como sabemos, é crime”, afirmou o Banco Central em resposta ao jornal “O Dia”, responsável pela informação inicial.
Apesar de o BC ter escolhido a cor cinza, ela ainda depende de aprovação. Segundo a assessoria de comunicação da Casa da Moeda – responsável pela emissão do real – as opções da moeda apresentadas pela instituição estão em fase final de testes.
O BC esclarece que falsificação está previsto no artigo 289 do Código Penal, com pena que pode variar de três a 12 anos de prisão. O órgão ainda explica que quem tenta colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa-fé, pode ser condenado a uma pena de seis meses a dois anos de detenção.
Com informações O Tempo