Search
Close this search box.

Vigilância Sanitária orienta o descarte de máscaras e luvas de pessoas contaminadas e não contaminadas com Covid-19

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A Vigilância Sanitária por meio da área de saúde do trabalhador apresenta as orientações referente ao descarte de mascaras e luvas por pessoas contaminadas com Covid-19 e não contaminadas.

O uso de máscaras e luvas conforme descrito nas diversas legislações sanitárias reduz os riscos de contaminação por Covid-19 e outras doenças. Contudo, a destinação incorreta desses materiais expõem outras pessoas ao coronavírus – principalmente os trabalhadores do sistema de coleta seletiva do município e o(s) morador(es) que realiza(m) a coleta do material dentro da residência do infectado.

O material infectado ou com suspeita de contaminação exige cuidados na hora de ser descartado para evitar propagação da Covid-19, recomenda-se aos domicílios que gerem resíduos de pessoas contaminadas, ou com suspeitas de contaminação:

  • Máscaras, luvas e lenços descartáveis utilizados rotineiramente devem ser embalados em um saco plástico antes de serem colocados no lixo comum, mesmo que não sejam todas as pessoas da residência que estejam em quarentena;
  • Os sacos devem ser preenchidos até, no máximo, dois terços da sua capacidade e os materiais descartados devem ser mantidos em sacos e dentro de lixeiras fechadas até o momento da coleta.

    No caso da reutilização de máscaras caseiras de tecido as mesmas devem ser utilizadas por um período curto (inferior a 2 horas) ou substituídas caso a mesma fique úmida. Para o processo de limpeza das máscaras caseiras de pessoas infectadas deve-se realizar a imersão em solução de hipoclorito de sódio 0,1% (50 ml de água sanitária a 2 a 2,5% para cada litro de água) por 15 minutos e depois proceder com o enxágue em água limpa, colocando a mesma em seguida para secar, ou realizar a limpeza por meio de água e sabão com bastante fricção, onde pode-se utilizar a máquina de lavar como alternativa de fricção.

“Assim, salientamos que a adoção das medidas de prevenção do Covid-19 nas residências é essencial para minimizar a propagação do vírus”, finaliza o engenheiro se Segurança do Trabalho, Roger Francisco Ferreira Campos.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp