Search
Close this search box.

Santa Catarina registra 975 casos e 32 mortes por Covid-19

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Em entrevista coletiva virtual realizada na manhã deste sábado (18), o governador Carlos Moisés e o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, trataram sobre medidas e ações de combate à pandemia de coronavírus em Santa Catarina.

O Governo também atualizou os números de casos e mortes da Covid-19 no Estado.
Até este sábado (18) o Governo do Estado registrou:

  • 975 casos confirmados de coronavírus
  • 32 mortes causadas pela Covid-19
  • 96 municípios registraram pelo menos um caso de Covid-19
  • 21 municípios registraram pelo menos uma morte causada pela infecção de coronavírus
  • Taxa de contágio caiu em 50% devido a isolamento
  • Santa Catarina adotou um novo modelo epidemiológico para monitorar o impacto da pandemia de coronavírus no Estado. Além disso, o modelo permite “calibrar” as ações do governo, seja para liberar ou restringir atividades econômicas e sociais, afirmou Zeferino.

O modelo, desenvolvido por infectologistas, médicos e epidemiologistas e cientistas de dados, está em vigência desde o último dia 7. Ele leva em conta as particularidades de Santa Catarina, e pode ser adotado apenas após o Estado registrar pelo menos 10 mortes.
Também foi formado um grupo de estudo, com epidemiologistas, infectologistas, médicos e especialistas em dados. Analisando os 30 dias de combate à pandemia, eles concluíram que no início de março cada pessoa infectada transmitia a Covid-19 para, em média, outras três pessoas .

Com as medidas restritivas adotadas a partir do dia 17, como o fechamento do comércio, a taxa de contágio caiu para 50%. Entretanto, após as seguidas liberações das atividades econômicas, a taxa acabou aumentando em 0,2 pontos. O objetivo do governo é que a taxa se mantenha.

Situação das UTIs
Neste sábado, Santa Catarina possui 98 casos confirmados e suspeitos de coronavírus internados em leitos, privados e públicos, de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em todo o território catarinense. Destes, 51 pacientes testaram positivo para coronavírus e outros 47 casos ainda estão sob suspeita.

Somente na rede pública, o Estado conta com 381 leitos de UTI. Destes, 62 estão ocupados, representando uma taxa de ocupação de 16%, informa Zeferino.

Casos graves que apresentaram melhora
Carlos Moisés abriu a coletiva de imprensa relatando a situação de pacientes catarinenses infectadas pela Covid-19 e que apresentaram melhora no quadro de saúde.

O governo registrou cerca 140 casos de pessoas em estado grave de Covid-19 que deixaram leitos de UTI e passaram a ocupar leitos de enfermaria até este sábado (18). Os pacientes, que estavam internados com risco de morte, apresentaram melhora no quadro de saúde.

A Secretaria acredita que o número deva ser maior. Ainda faltam integrar dados da rede privada e da rede pública, afirma Moisés.

Aceitação
Moisés também foi questionado sobre uma pesquisa recente contratada pelo Grupo ND, com 1500 entrevistas realizadas em 55 municípios de Santa Catarina na última quinta-feira, 16 de abril. Ela apontou que cerca de 60% da população concorda com as ações do governo, e que 30% discordam.

No economia, há uma divisão em proporções iguais (36,6%) entre aqueles favoráveis a manter-se apenas as atividades que atualmente já estão abertas e aqueles que preferem o retorno de mais atividades. Já pouco mais de um quarto (26,8%) das pessoas pensam em uma rigidez maior, com o fechamento de atividades que se permitiu abrir.

“São resultados positivos, cerca de 60% apoia. Tem uma parcela insegura, cerca de um quarto da população, por isso não se posiciona” afirmou Moisés.

“Acreditamos que estamos no caminho certo e colhendo frutos desses primeiros 30 dias, não porque o governo quer mas porque o governo precisou fazer e por isso temos a convicção de que estamos salvando vidas” completou.

Com informações ND Online 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp