Membros do comitê nacional de gestão do Talian se reuniram em Caçador, vale dos imigrantes, nos dias 28, 29 de fevereiro e 1º de março. Mestres e especialistas dos saberes e fazeres da Cultura e Língua Talian estiveram reunidos no Centro Cultural da Feibemo.
O mestre Talian, Professor Zanella, fez a acolhida apresentando o Centro de Cultura que é composto por sala da sede, sala de aula toda equipada, biblioteca com nova aquisição de livros e sala anexa do Coletivo Filò Fameia Zanella, Ponto de Cultura reconhecido pelo MinC. Esse encontro de estudos e discussão acontece duas vezes por ano e em locais diversos. Vários assuntos foram tratados dentre a preservação e difusão da Cultura dos Imigrantes italianos e seus descendentes.
O Comitê Nacional de Gestão da Língua Talian é composto por membros representantes eleitos por suas entidades, ou seja da ASSODITA – Assossiassion Nassional dei Difusori del Talian – Presidente Mestre Talian Juvenal Dal Castel de Porto Alegre – RS; da FEIBEMO – Federação de Entidades Ítalo-Brasileiras e de Mestres e Ofícios da Cultura Taliana – Presidente Olindo Cassol de Concórdia – SC e da FIBRA – Federação de Entidades Ítalo-Brasileiras do Rio Grande do Sul – Presidente Paulo Massolini de Serrafina Corrêa – RS. Após a reunião do Comitê, aconteceu a Assembleia Geral Ordinária da FEIBEMO, às 18h que, além dos assuntos constantes do edital, houve o pré-lançamento do livro “Rissete dela Culinària dei (i)migranti stabilii ntel sud del Brasil do autor Aliduino Zanella, e mesmo sendo este grupo reduzido, mais de 50 livros foram vendidos.
Ao grupo presente foi apresentado à nova aquisição de livros feita pelo Projeto Aulas de Cultura e Língua Talian, através do PRONAC: 192492, no valor de R$ 3.000,00, para o momento; equipamentos de informática (computador, impressora e retro projetor dentre outros acessórios) no valor de R$ 6.750,00 e também as novas instalações da biblioteca Frei Rovílio Costa da FEIBEMO.