Criminosos têm se identificado como assessores da Prefeitura de Caçador para roubar contas de WhatsApp. Até o momento três vítimas, servidores públicos, já relataram ter recebido a mensagem e foram encaminhadas para registrar Boletim de Ocorrência.
Na mensagem, os golpistas enviam nome e CPF da pessoa e prometem incluir o número em um grupo do WhatsApp para contato direto com o prefeito Saulo Sperotto. Nenhum assessor em nome da Prefeitura de Caçador ou em nome do prefeito está encaminhando as mensagens e se trata de um golpe.
“Por isso, caso tenha recebido ou receba a mensagem, registre o Boletim de Ocorrência e avise seus familiares”, alerta o secretário de Administração, Antônio Castilho.
A mensagem pede ainda que a vítima envie um código recebido por SMS para entrar no grupo. Contudo, o código exigido pelo golpista é o de ativação do WhatsApp em outro aparelho.
Ainda não se sabe qual a intenção dos criminosos. Mas, o golpista pode acessar a conta da vítima e conversar com amigos e familiares com a intenção de pedir dinheiro emprestado, sempre alegando uma situação urgente, comovendo o contato a realizar um depósito.
Para ter acesso ao prefeito Saulo Sperotto, basta acessar as suas redes sociais: No Facebook, @oficialsaulosperotto e, no Instagram, @prefeitosaulosperotto
Suporte do WhatsApp
Quem caiu no golpe pode tentar recuperar a conta enviando um e-mail ao suporte do WhatsApp ([email protected]). Se isso não funcionar, será necessário aguardar sete dias de inatividade na conta para reativar o número sem a senha de verificação de duas etapas. O WhatsApp recomenda, na mensagem que contém o código, que ele não seja enviado para terceiros. Nesse caso, destaca-se ainda a necessidade de ter ressalvas com qualquer promoção ou link recebido via SMS, sem que se tenha requisitado o mesmo.