Search
Close this search box.

Assinada liberação de R$ 20 milhões para grande pacote de obras, em diversas áreas, em Caçador

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A Prefeitura de Caçador assinou, juntamente com a Caixa Econômica Federal, a liberação de R$ 20 milhões, através do FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), na manhã desta sexta-feira, 6.

Com os recursos, grandes obras de infraestrutura serão realizadas por toda a cidade, em pavimentação de ruas, como a Tiradentes, que servirá como uma rota alternativa para os mais diversos bairros, além de outras, que são corredores de ônibus, bem como reperfilamentos e abertura de novas vias, dando mais mobilidade urbana para caçadorenses, nos mais diversos bairros da cidade.

Uma das ruas incluída é o prolongamento da Ônio Pedrassani, seguindo até a ponte do Berger, passando por trás da Viposa, visando se tornar uma nova opção de acesso aos bairros. Outras pavimentações de ruas pela cidade também estão no pacote, bem como a construção de pistas de caminhada e ciclofaixas, integrando diversos bairros pelas margens dos trilhos, melhorando a mobilidade urbana.

Os recursos serão utilizados também para resolver problemas antigos dos córregos do DER e do Santelmo, através de obras de macrodrenagem.

No interior, está prevista a construção de 10 pontes de concreto no lugar das atuais, de madeira, para proporcionar mais segurança no trânsito e no escoamento da produção dos agricultores.

“Vamos investir em todas as áreas, melhorando a qualidade de vida de todos os caçadorenses. São obras importantes de mobilidade para toda a cidade. Além disso, temos um projeto pioneiro, elaborado em Caçador e que se tornou modelo para todo o Brasil, que é o nosso Parque Linear”, explicou o prefeito Saulo Sperotto.

Saulo destacou que Caçador foi pioneiro na conquista de todas as liberações, tanto na antiga Rede Ferroviária, que é a liquidante, através da Secretaria de Patrimônio da União, quanto na RUMO, que é a atual concessionária da linha férrea. “Foi nos repassada toda a área, às margens dos trilhos, através de uma cessão, em uma extensão de 10 quilômetros de toda a área remanescente da União”, completou.

Para ter estas liberações, o projeto foi encaminhado ainda para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “Todos estes órgãos entendem que é um grande projeto e, inclusive, querem utilizar para vários municípios do Brasil, que têm áreas degradadas, mal utilizadas, com invasões, similares às nossas”, explicou a presidente do IPPUC, Karina Pompermayer.

O prefeito Saulo lembrou ainda que o objetivo é, também, fazer um trabalho adequado para preservar as de áreas do município, junto da malha ferroviária, que é o símbolo da colonização de Caçador, dando assim uma função específica para estes locais e criando uma interligação entre toda a cidade. “São áreas que trarão mais mobilidade urbana, melhorando o tráfego de veículos e pedestres, de lazer, recuperação ambiental”, revelou Saulo.

Sobre as outras obras, o prefeito lembrou que incluem as pavimentações de diversas ruas pelos bairros, além da construção de uma praça, no Berger, bem como, investimentos em esporte, cultura, turismo e saúde.

“Quero agradecer aos vereadores, que votaram favoráveis a este projeto e deram a possibilidade de podermos executar estas melhorias em toda a cidade. Com estes recursos vamos utilizar também para obras como macrodrenagens, pontes do interior, para promover a qualidade de vida das pessoas”, completou o prefeito.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp