Com objetivo de repovoar os rios da região, a Prefeitura e a Epagri de Caçador realizaram a soltura de aproximadamente 10 mil peixes nativos, desta vez no rio Castelhano. A ação, na tarde desta terça-feira, 3, envolveu também os alunos da escola Castelhano.
Esta é a segunda vez que acontece a soltura. A primeira ocorreu em janeiro, quando foram soltos mais de 7 mil alevinos, no rio do Peixe.
“Nossos rios estão prontos para serem repovoados, mas estamos trazendo peixes nativos, que já existiram ou existem nesta região. Com o tempo a comunidade poderá desfrutar”, destaca Álvaro Graeff da Epagri de Caçador.
Além de Jundiás, foram soltas espécies migradoras como Piavas e Curimbas. Desta vez, os peixes já estão maiores e com tempo de vida mais avançado, como destaca Renato Renato Luis Vieira, gerente da Estação Experimental de Caçador.
“Isso dá uma maior garantia de sobrevivência. A médio e longo prazo, traz um benefício muito grande para população, para quem pratica pesca e para comunidades ribeirinhas. Mas, é um trabalho que depende também da comunidade. Importante termos crianças participando no aspecto de educação ambiental. Desenvolvendo a consciência de manter o ambiente conservado”, explica.
“A Prefeitura está preocupada com meio ambiente e realizando ações e parcerias importantes como esta de repovoamento dos peixes nativos. As nascentes dos rios estão sendo cuidadas, o que proporciona esta possibilidade de reavivar nossos rios”, destaca Jean Carlo Ribeiro, representante da Prefeitura de Caçador.