A Polícia Rodoviária Federal, seguindo sua estratégia de reduzir os acidentes por meio de uma fiscalização rígida e contínua contra a embriaguez ao volante, realizou fiscalização de alcoolemia em 27 pontos do Estado neste final de semana, começando na 6ª feira (22) e terminando no domingo de noite.
Alguns números que chamaram a atenção: na noite de 6ª para sábado, em São José, foram flagrados 65 motoristas embriagados e 73 em Tubarão. Em Chapecó, na noite de sábado para domingo, foram flagrados 54 motoristas embriagados e 9 em Mafra, no domingo de noite.
Infelizmente, assim como ocorreu em outros finais de semana, vários motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, tendo alguns se envolvido em acidentes. No total foram flagrados 363 motoristas dirigindo sob efeito de álcool nas rodovias federais catarinenses de 6ª feira a domingo.
Santa Catarina continua sendo o Estado que mais multa motoristas por embriaguez ao volante, não porque o catarinense beba mais do que os motoristas dos outros estados, mas porque aqui existe uma priorização da fiscalização de alcoolemia como estratégia para redução de acidentes graves.
A fiscalização vai continuar intensa, sobretudo porque a temporada de verão se aproxima, época em que o consumo de álcool aumenta, bem como o número de turistas em nosso litoral. A multa para quem é flagrado dirigindo embriagado ou se recusa a fazer o teste de alcoolemia é de R$ 2.934,70 e 01 (um) ano de suspensão do direito de dirigir.