Search
Close this search box.

Epagri promove Dia de Campo em Caçador para discutir polinização de macieiras com drone

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A Estação Experimental da Epagri em Caçador realiza nesta quarta-feira, 9, Dia de Campo com palestra sobre de uso de drone para polinização de macieiras. O evento começa às 13h30 e terá demonstração prática de voo a partir das 15h30, nos pomares de pesquisa da Estação.

A polinização é um serviço feito naturalmente pelas abelhas, mas que às vezes precisa de recursos extras. “É bem comum o aluguel de colmeias para polinização. Os fruticultores utilizam normalmente entre duas e quatro colmeias por hectare, pagando cerca de R$ 80 por colmeia”, explica André Sezerino, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Caçador.

Há também pomares com problemas de polinização que utilizam produtos reguladores de crescimento para induzir a formação de frutos sem que haja polinização. “Mas o efeito é muito variável entre safras e a qualidade dos frutos formados normalmente é inferior a de frutos bem polinizados”, descreve o pesquisador. A polinização manual também não é uma alternativa viável comercialmente, sendo empregada somente em cruzamentos para melhoramento genético.

Em períodos de escassez de abelhas ou de baixa atividade, a polinização por drones poderia ser um importante complemento ao processo natural. Ao contrário das abelhas, a tecnologia pode operar no frio e à noite, além de compensar influências climáticas, como uma chuva que venha a lavar o pólen sendo produzido e dispersado.

O evento é feito em parceria com  a Kolecti recursos florestais e a empresa americana Dopcopter, que tem sede nos Estados Unidos e é a primeira do mundo a oferecer serviço de polinização automatizada para fins comerciais.

Serviço 

O que: Dia de Campo sobre uso de drone para polinização em pomares de maçã, com demonstração de voo

Quando: dia 9 de outubro, quarta-feira às 13h30min. A demonstração de voo começa às 15h30min

Onde: na Estação Experimental da Epagri em Caçador (R. Abílio Franco, 1.500)

Informações e entrevistas: André Sezerino, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Caçador, pelos fones (49) 3561-6800 / (48) 99678-1797

Com informações SECOM

 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp