Search
Close this search box.

UNIARP divulga resultado da qualidade da água do Rio do Peixe do mês de agosto

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) divulga o quinto resultado do monitoramento integrado da qualidade da água do Rio do Peixe. Os resultados podem ser visualizados conforme mapa interativo de cada ponto amostral (link).

O estudo apresenta uma ponderação de regular a bom no mês de agosto. Obteve ponderação de regular em todos os pontos amostrais em área urbana, questão relacionada com a influência das antropogênicas do município (agricultura, esgotamento sanitário e efluentes industriais). A ponderação da qualidade da água do Rio do Peixe acaba aumentando após a interação urbana – processo relacionado com a capacidade da autodepuração do corpo hídrico, mesmo com a baixo índice pluviométrico.

De acordo com o professor pesquisador Roger Francisco Ferreira de Campos, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIARP, é preciso desenvolver o monitoramento desse sistema hídrico, como também desenvolver medidas que busquem a minimização do lançamento de contaminantes no Rio do Peixese em rios que desaguam nele. “Dentre o processo de minimização, obtemos o processo de manutenção dos sistemas de tratamento de esgoto domésticos (fossa e filtro biológico), por meio da limpeza anualmente ou bianual – medida relacionada com o processo de dimensionamento do sistema”, explica.

A UNIARP iniciou no mês de março o monitoramento inédito e integrado da qualidade da água do Rio do Peixe. O trabalho acontece através de análises químicas, físicas e biológicas, buscando apresentar para a comunidade acadêmica e população envolvida no projeto o cenário atual no Rio do Peixe.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp