O frio do amanhecer do domingo, 4, foi mais intenso do que do amanhecer do sábado. O centro da massa de ar frio, que é a região com frio mais intenso, passa sobre o Rio Grande do Sul durante o domingo aumentando o frio. Além disso, a ausência de nuvens durante a noite facilita a perda de calor na atmosfera, o que colabora para intensificar o frio.
A temperatura voltou a ficar abaixo de 0°C nos três estados. Já não há mais condições para neve, mas agora é a geada que se forma por quase toda a Região em vários locais.
Confira as mínimas registradas nas primeiras horas da manhã:
-8ºC Urupema
-6ºC Bom Jardim da Serra
-5,9ºC Lebon Régis
-5,7ºC Urubici
-5,6ºC Ponte Alta do Norte
-4,8ºC Caçador
-4,6ºC São Joaquim e Curitibanos
-3,8ºC Fraiburgo
-3,6ºC Rio das Antas e Monte Castelo
Nas maiores cidades do Estado o frio também foi forte com
-2,9ºC Lages
2,3ºC Criciúma
2,9ºC Florianópolis
3,2ºC Chapecó
4,7ºC Joinville
5,1ºC Itajaí
5,2ºC Blumenau
Mais geada na segunda-feira
Na madrugada e amanhecer da segunda-feira, 5 de agosto, ainda há previsão de geada em todo o Rio Grande do Sul, exceto no litoral, na serra, planalto sul e planalto norte de Santa Catarina e no sul do Paraná
Na terça-feira, 6, a geada deve ficar restrita às áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Frio e sol
Com ar seco e frio, poucas nuvens se formam sobre o Sul do Brasil nos próximos dias. O domingo é ensolarado, mas a sensação de frio persiste mesmo debaixo do sol, porque o ar polar ainda atua muito forte sobre a Região Sul.
O sol também predomina no Sul na segunda-feira. Pode voltar a chover no litoral do Paraná e de Santa Catarina na terça-feira, 6 de agosto.
Com informações Clima Tempo