Search
Close this search box.

Propostas municipais sobre saúde pública serão levadas a etapa estadual da 16ª Conferência Nacional de Saúde

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

 

As políticas públicas de saúde precisam passar por revisões constantemente, para se adequar às necessidades dos usuários. Pensando nisso, aconteceu em Caçador, na sexta-feira, 5, a etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde.

Além de palestras, houve apresentação de propostas, eleição dos delegados à participar da etapa estadual da Conferência e debate sobre os temas: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e Financiamento adequado e suficiente para o SUS. “A Conferência é um espaço de grande importância, pois, a maioria dos avanços que acontecem na política pública de saúde surgiram e foram debatidos nestas ações. Grandes ideias surgem aqui, por estarmos mais próximos dos usuários e dos trabalhadores do serviço público de saúde”, comenta a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cristiane Santi.

O tema mais debatido foi a adequação do financiamento fornecido ao SUS. “O SUS vem sofrendo constantes ataques nas questões de saúde complementar e congelamentos dos investimentos. Hoje, o SUS é subfinanciado. A União e o Estado propõem diversos programas e campanhas, mas não financiam suficientemente para que os mesmos possam ser executados. Com isso, sobra para o município a maior parcela do investimento em saúde, que acaba se sobrecarregando”, explica Cristiane.

Entidades, usuários do SUS, trabalhadores e acadêmicos da área de saúde participaram do evento. As propostas apresentadas pelo município serão apresentadas em julho, na etapa estadual da Conferência, onde passarão por adequação e aprimoramento, para posteriormente, serem discutidas em Brasília, na 16ª Conferência Nacional de Saúde.

“Exclusivamente, 76% da população depende do Sistema Único de Saúde. Mesmo as propostas que possam não ser aceitas em âmbito federal, servem de base para a Secretaria de Saúde, para entendermos quais são os anseios dos trabalhadores da saúde e principalmente, da população”, finaliza o secretário de Saúde, Ademar Schmitz.

 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp