Uma pesquisa realizada pela estudante Aline Lima da Rocha Almeida, do Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP, avaliou o potencial do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas para a transformação da prática pedagógica e o atendimento das necessidades formativas dos docentes da EMEB Rodolfo Nickel, uma escola do campo vinculada à Rede Municipal de Ensino Caçador.
A formação foi oferecida aos docentes da escola e possibilitou o planejamento colaborativo de um Projeto Criativo Ecoformador (PCE) que foi implementado na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O projeto foi orientado pela professora Marlene Zwierewicz.
Os resultados da pesquisa indicaram que o programa atendeu necessidades formativas dos docentes e também contribuiu para transformação da prática pedagógica, ampliando a articulação entre o currículo e a realidade local, a relação entre teoria e prática, o protagonismo dos estudantes e o trabalho colaborativo.
Considerando que se trata de uma pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional, conclui-se que a proposta formativa e o projeto desenvolvido pelos docentes constituem dois produtos educacionais que podem ser explorados em outros contextos, desde que se considerem especificidades locais.
Para realização do estudo, a pesquisadora contou com bolsas da Prefeitura de Caçador e da própria UNIARP.