A Uniarp, por meio do curso de Medicina realizou nesta semana a capacitação de Preceptoria, envolvendo os preceptores enfermeiros das unidades básicas de saúde da cidade de Caçador no módulo Interação, Ensino, Serviço e Comunidade (IESC). Estes enfermeiros receberão e orientarão os acadêmicos do curso de Medicina nas unidades básicas de saúde do município.
O IESC possibilitará aos acadêmicos do curso de Medicina da Uniarp trabalharem diretamente nas Unidades, permitindo a prática constante associadas as técnicas e teorias obtidas na tutoria em laboratórios e salas de aula.
Em junho de 2014, a partir da resolução nº3, foram implementadas novas diretrizes para os cursos de medicina em todo o Brasil. O curso de Medicina da Uniarp está estruturado de acordo com a resolução convergindo a formação médica para a Estratégia de Saúde da Família, a base do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa que já no primeiro ano do curso, os acadêmicos aprendem a ver o doente e não a doença buscando sempre a integralidade do cuidado, cumprindo com as diretrizes do SUS para atendimento humanizado e centrado ao paciente.
O curso da Uniarp tem como base a metodologia ativa – que deixa de lado a tradicional forma de ensino e desafia o acadêmico a construir o próprio conhecimento – e a inserção precoce na prática – que permite o acadêmico, desde o primeiro ano, a procedimentos práticos da profissão.
O estágio obrigatório no SUS e 30% da carga horária do internato dedicadas ao sistema são exigências decretadas pela resolução de 2014.