A Prefeitura de Caçador fará uma ação, na sexta-feira, 14, a partir das 9h, contra a proliferação de escorpiões. Residências e outros prédios, nas proximidades do Paulo Schieffler, no Centro, serão visitados. A medida será tomada pela Vigilância Epidemiológica e Secretaria de Agricultura, depois do aparecimento de alguns insetos naquela localidade.
Moradores e comerciantes relataram que entre as ruas Curitibanos, Carlos Sperança, Nereu Ramos e Benjamin Constant há anos existe a incidência de escorpiões. “Com a chegada do verão, estes insetos aparecem ainda mais. Por isso, nosso objetivo é conscientizar as pessoas daquela redondeza quais cuidados tomar em suas propriedades para diminuir a chance dos escorpiões se proliferarem”, completou o diretor da Vigilância, Célio Becker.
Apesar de não ser letal, a espécie Tityus costatus, pode causar ferimentos graves com sua picada, principalmente em crianças e animais domésticos. “Este animal vive em locais abandonados, no meio de madeira, restos de materiais de construção ou de entulhos. É muito importante que as pessoas evitem ter este tipo de material em seus terrenos para que o escorpião não se esconda e nem se reproduza”, finalizou a secretária de Agricultura, Christiane Driessen.