Search
Close this search box.

Casan nega boicote, mas deixa bairros de Caçador sem água; Prefeitura estuda medidas emergenciais

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A Casan negou que esteja boicotando o sistema de abastecimento de água, mas deixou alguns bairros de Caçador com as torneiras secas. Os casos mais graves estão nos bairros Bom Jesus, Reunidas e Municípios, onde há relatos de vários dias sem água em diversas residências.

Por telefone, a gerente da Casan de Caçador, Dirlete Téo, afirmou, na segunda-feira, 1º de outubro, que não existe nenhum boicote por parte da empresa. “A população não tem nada a ver com os entendimentos entre a Casan e a Prefeitura”, afirmou.

Sobre a falta de água no Municípios, ela emendou: “No bairro dos Municípios é preciso fazer um investimento para que a água tenha mais pressão e chegue aos locais mais altos”.

Por fim, Dirlete destacou que a empresa vai garantir o abastecimento para a população enquanto a empresa estiver atuando em Caçador.

Não é o que parece: Passados seis dias, o abastecimento de água está precário no município. “Estamos há mais de uma semana sem água. Socorro!”, reclamou uma moradora do bairro dos Municípios.

No Reunidas, neste sábado, dia 6, também não havia água. Moradores do Bom Jesus reclamaram também, pelas redes sociais, de falta de água nesta sexta-feira, 5.

Além disso, a Casan já retirou o seu plantão de final de semana, em Caçador. Máquinas e equipamentos também não estão mais no pátio da empresa, dando a entender que já há um abandono, contrariando as palavras da responsável pela Casan.

Relatos ainda de que há um vazamento na rua José Reichmann, no DER, há mais de 15 dias. No local, a água “brota” do asfalto. A empresa teria sido informada, inclusive pela Prefeitura.

A responsabilidade

No dia 27 de setembro, a Prefeitura e a BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento do país, assinaram o contrato para a gestão da água e esgoto, em Caçador. A partir daquela data, a empresa tem até 60 dias para assumir o sistema, de acordo com os trâmites legais. Enquanto isso, a responsabilidade pelo fornecimento de água continua sendo da Casan.

Medidas legais

A Prefeitura de Caçador está estudando medidas emergenciais para garantir o abastecimento de água aos moradores. Nesta segunda-feira, 8, uma vistoria com representantes da BRK, Prefeitura e Casan deve acontecer em todo o sistema, com acompanhamento de fiscais da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS).

Caso a Casan se negue a realizar uma transição para que a nova empresa assuma, a Prefeitura poderá entrar com ação judicial para que isso seja garantido.

Denuncie

Está sem água? Denuncie para a ARIS através do 0800 648 91 91.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp