Após o registro do primeiro acumulado de neve, ao menos 27 cidades catarinenses tiveram entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira (11) marcas nos termômetros que ficaram abaixo de 0°C. Além da queda de temperaturas, houve formação de geada em cidades da Serra.
As menores temperaturas do Estado foram: -3,1°C em Urupema, -3°C em Curitibanos, e -2,9°C em Ponte Alta do Norte. As quatro cidades do Vale do Itajaí que tiveram o amanhecer mais frio do ano foram: Rio do Campo, Lontras, Indaial e Blumenau. (Veja abaixo a relação)
Os dados são do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometereologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), órgão que monitora as condições climáticas.
Segundo a Central NSC de Meteorologia, as mínimas e o número de cidade com temperaturas negativas podem ser ainda maiores se todas as cidades do Estado possuíssem estação meteorológica.
A massa ar seco e o frio de origem polar predomina em Santa Catarina. O sistema dificulta a formação de nuvens de chuva, sendo assim, a previsão do tempo para o decorrer do dia é de sol entre nuvens. Durante a manhã, ocorreu formação de nevoeiros em algumas cidades.
A temperatura da tarde irá ficar mais agradável. A máxima atinge 17°C na Grande Florianópolis e no Norte, e 15°C no Oeste.
Confira as mínimas registradas até as 9h30:
-3,1°C Urupema
-3°C Curitibanos
– 2,9°C Ponte Alto do Norte
-2,5°C Fraiburgo
-1,9°C Lages
-1,7°C Santa Cecília e Otacílio Costa
-1,6°C Campo Alegre, Lebon Régis e Rio Rufino
-1,5°C São Bento do Sul e São Cristóvão do Sul
-1,3°C Frei Rogério
-1,2°C Caçador, Monte Castelo e Rio Negrinho
-1°C Campo Belo do Sul
-0,9C Bom Retiro
-0,7°C Major Vieira
-0,6°C Itaiópolis
-0,3°C Papanduva e São Joaquim
-0,2°C Campos Novos e Palmeira
-0,1°C Matos Costa, Mafra e Três Barras
No Vale do Itajaí, pelo menos quatro cidades tiveram o amanhecer mais frio do ano:
0,2°C Rio do Campo
4,1°C Lontras
6°C Indaial
7,1°C Blumenau (marca também registrada em 09/06)
Com informações G1 SC