Search
Close this search box.

Acadêmicos do curso de Agronomia da Uniarp ampliam conhecimentos em Vitivinicultura

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Dia 30 de junho, acadêmicos da 9ª fase do curso de Agronomia da UNIARP participaram de viagem técnica com o objetivo de obter conhecimentos atualizados sobre a cadeia produtiva da uva e do vinho. A viagem foi realizada na disciplina de Vitivinicultura, ministrada pelo professor Jean Carlos Bettoni.

Os acadêmicos conheceram os atuais trabalhos de pesquisa que vem sendo desenvolvidos para a cultura da videira na Estação Experimental da Epagri de Videira/SC. Na ocasião foram recepcionados pelos pesquisadores Drs. Alexandre Carlos Menezes Netto e André Luiz Külkamp. Os pesquisadores apresentaram as áreas experimentais da unidade e abordaram as linhas de pesquisa atualmente trabalhadas; destacaram os experimentos que vem sendo realizados para o controle do declínio e morte da videira, bem como a inserção de novos materiais de uvas resistentes a doenças destinadas a elaboração de vinhos finos.

Na sequência, o grupo visitou o Viveiro Viecelli, que é referência na produção de mudas de videira no estado. O viveiro está localizado no distrito de Anta Gorda, em Videira (SC). Os acadêmicos tiveram a oportunidade de vivenciar as atividades desenvolvidas em um viveiro legalizado para a produção de mudas de videira. Renato Viecelli destacou a importância da oferta de materiais propagativos de cultivares de videira com qualidade fitossanitária superior e genética comprovada para os viticultores. Além disso, na visita Viecelli apresentou os principais pontos relacionados à produção de uma muda de videira de qualidade, como os padrões sanitário e morfológico de mudas de videira.

No período da tarde, os acadêmicos foram visitar a Vinícola da Serra, localizada no município Pinheiro Preto (SC). Na visita tiveram noções de processamento da uva e vinificação, participaram de degustações e tiveram a oportunidade de visitar o Parque do Imigrante Italiano. Foram recepcionados pelos proprietários, que enfatizaram a tradição do cultivo da uva e da elaboração de vinhos na família, que é passado de geração para geração.

O professor responsável pela disciplina, Jean Carlos Bettoni, agradece a recepção e disponibilidade dos pesquisadores da Epagri, Drs. Alexandre Carlos Menezes Netto e André Luiz Külkamp; do viveirista Renato Viecelli e de toda a família da Vinícola da Serra. “Foi uma excelente recepção e agradecemos também por proporcionar ao grupo um dia proveitoso e de muito aprendizado”, comentou.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp