Os protestos de caminhoneiros entraram no nono dia nesta terça-feira, dia 29, em todo o país. As manifestações continuam em Santa Catarina e pelo menos outros 17 estados e o Distrito Federal. Além dos impactos nas estradas, há transtornos em diferentes setores do estado, como o abastecimento de combustível e alimentos, saúde e educação.
As rodovias estaduais e federais de Santa Catarina têm pontos de atenção com protestos, mas o balanço e a relação dos trechos não foram divulgados nesta manhã pela Polícia Rodoviária Federal e Estadual. Por volta das 7 horas, na BR-101 eram cinco pontos com manifestantes, sendo que o km 116, sentido Sul de Itajaí, chegou a ficar totalmente parado. Além destes pontos, na região Norte havia outros 14 até as 8h40.
Até esta segunda-feira, dia 28, eram pelo menos 150 pontos de manifestação, Santa Catarina era o terceiro estado com mais pontos de manifestação — 68 nas BRs e 82 nas SCs. Os outros estados que lideravam eram Rio Grande do Sul e Paraná.
Os veículos estão estacionados no acostamento e também em postos de combustíveis e não atrapalham o trânsito, apenas caminhões de carga são parados pelos manifestantes.
Na manhã desta terça, manifestantes fizeram um protesto na BR-101 e chegaram a interditar totalmente um trecho em Itajaí, no Vale. Em apoio aos atos, a circulação dos ônibus foi interrompida às 8 horas em Florianópolis e região, segundo o sindicato da categoria. Joinville, Blumenau, Chapecó e Criciúma também enfrentam redução nos horários dos coletivos.
Com informações G1 SC