A Prefeitura de Caçador está investindo cada vez mais na Educação. Somente em 2017, foram destinados mais de R$ 47 milhões para proporcionar um ensino de qualidade para nossos alunos. Mas, estes investimentos vão bem além da sala de aula. Milhares de estudantes da rede municipal estão envolvidos em diversos projetos.
Com o SENAI, por exemplo, a Secretaria de Educação firmou uma parceria para que mais de 150 alunos dos 8º anos tenham cursos sobre eletricidade e instalações elétricas, mecânica básica, jogos digitais, assistente administrativo, entre outros temas. Tudo isso no contraturno escolar.
Também no contraturno, mais de 1200 alunos das diversas escolas municipais participam do projeto Esporte Na Escola, com atividades nas modalidades de atletismo, futsal, xadrez, voleibol, basquetebol, taekwondo, judô, tênis de mesa, capoeira, dança e badminton.
Outro projeto, implantado recentemente, é o da biblioteca móvel, que vai atender todos os alunos das escolas do município, incluindo as creches. Os baús, com grande diversidade de livros, serão divididos de acordo com a idade das crianças e já foram entregues em todas as escolas.
Integrando alunos, pais e professores, a Secretaria de Educação também implantou o projeto “Escola da Inteligência”. A primeira escola a receber foi o CAIC.
Os alunos contam também com o programa Novas Oportunidades de Aprendizagem (NOA), oferecido do 1º ao 9º ano, no contraturno escolar. As atividades são realizadas de maneira lúdica, utilizando brincadeiras e materiais de alfabetização. O objetivo do NOA é diminuir os índices de reprovação, suprindo as carências dos alunos na leitura, escrita e cálculos.
Além destes projetos, foram vários os investimentos com a abertura de novas creches e reformas de escolas, além da capacitação dos professores, mas isso é assunto para mostrarmos em outra oportunidade!