A Unimed Caçador iniciou a edição 2018 do programa Medicina Preventiva. A primeira palestra foi realizada na empresa ABCM Eletrotécnica para os colaboradores da organização, com o tema “Orientações de saúde nas atividades em altura e eletricidade de alta energia”. O encontro foi conduzido pelo médico cooperado Munir Saab Filho, integrando as atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho – SIPAT.
O médico, com uma linguagem acessível ao público, abordou sobre as patologias que impedem alguns tipos de atividades laborais, como o trabalho em altura, destacando a hipertensão arterial ou diabetes não controlada e a epilepsia. “Os sintomas dessas patologias podem surgir de repente, como turvação visual, formigamento nos pés, espasmos involuntários, perda de consciência, entre outros, colocando o trabalhador em risco”, explica.
Estudos afirmam que 30% dos acidentes de trabalho são decorrentes de quedas e na construção civil 50% dos óbitos também são ocasionados por quedas. “Vários são os fatores que contribuem com esse índice, como excesso de confiança, não uso ou uso incorreto de EPI, descumprimento e/ou desconhecimento do padrão de execução, ou ainda pelo trabalhador subestimar o risco da atividade”, pontua.
O médico também explanou sobre casos de queimaduras, choque elétrico e paradas cardiorrespiratórias no momento do trabalho.
O programa Medicina Preventiva contempla palestras gratuitas em escolas e empresas, proferidas por médicos cooperados da Unimed, que podem ser solicitadas através do setor de Sustentabilidade da Operadora.