Um casal da Polícia Militar de Santa Catarina sofreu uma tentativa de assalto e foi baleado em uma pizzaria da Zona Norte de Natal. O crime aconteceu na noite desta segunda-feira (26) no conjunto Parque das Dunas. Segundo a PM, os dois foram socorridos, mas a policial não resistiu. Ninguém foi preso.
Segundo a PM, os bandidos atiraram duas vezes no sargento Marcos Paulo da Cruz, de 43 anos, e uma vez no peito da mulher dele, a soldado Caroline Pletsch, de 32. Vizinhos da pizzaria prestaram os primeiros socorros. O casal residia na cidade de Chapecó.
Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos chegaram em um carro e pararam o veículo próximo da pizzaria. Depois de levarem o dinheiro do caixa, os criminosos abordaram os clientes. Testemunhas contaram à PM que os bandidos perceberam que o policial estava armado e começaram uma briga.
Após atirarem no casal, os criminosos fugiram levando a arma do sargento. Os policiais catarinenses foram foram levados ao pronto-socorro do Hospital Santa Catarina, também na Zona Norte da cidade. Ela, em estado grave, foi em uma ambulância. Ele, socorrido pouco depois por um dos funcionários da pizzaria, foi levado no carro alugado pelo próprio casal.
Policiais militares de vários batalhões de Natal se mobilizaram no socorro às vítimas e na tentativa de localizar os criminosos. Uma hora depois de dar entrada, eles receberam a notícia que a policial Caroline Pletsch havia morrido. O marido dela, mais estável, foi encaminhado para o Hospital Walfredo Gurgel, na Zona Leste da capital potiguar.
O CASAL
Casal comprometido e trabalhador, a Soldado Caroline Pletsch e o Sargento Marcos Paulo da Cruz trabalharam nessa última operação veraneio, no litoral de SC, garantindo a segurança das pessoas que lá foram descansar e se divertir. Após retornarem, chegou o momento das merecidas férias do casal, onde foram para a viagem desejada, passar alguns dias em Natal-RN.
O FATO TRÁGICO
No início da noite de ontem, segunda-feira, 26, o casal foi jantar em uma pizzaria, onde uma dupla de assaltantes, de forma covarde, atirou no casal após os identificarem como policiais militares.
A Soldado Caroline não resistiu aos ferimentos e faleceu logo após ser socorrida. O Sargento Marcos Paulo foi atingido por dois disparos na região do peito e ombro, foi socorrido e encontra-se em tratamento médico, estável, sem risco de morte.
A SOLDADO CAROLINE
Nascida em 21/02/1986, em Campo Grande-MS, a Soldado Caroline Pletsch veio para Chapecó ainda criança, onde após alguns empregos no meio civil, escolheu a profissão de proteger as pessoas, o sacerdócio de ser policial militar. Ingressou na Polícia Militar em 07/10/2013, fez o Curso de Formação em Chapecó e desde então trabalhou na capital do oeste. Ela atuava na Radiopatrulha da 3ª Companhia do 2ºBPM/Fron, atendendo as mais diversas ocorrências.
Em sua ficha funcional constam pelo menos 13 elogios por bons serviços prestados, principalmente pela prisão de autores de tráfico, apreensão de armas, recuperação de veículos furtados e, também quatro elogios por ocorrências com dedicação além da média, que resultaram na prisão de assaltantes (autores de roubo).
Em uma dessas situações ela, já tendo saído de serviço e estando com carro particular e sozinha, ficou sabendo de uma ocorrência de roubo contra uma senhora, na região por onde passaria para ir para casa. Seguindo seu sentimento de dever e devoção ao próximo, pessoa que ela nem sabia quem era, fez buscas e localizou os autores, dois indivíduos, os quais ela abordou e dominou até a chegada do reforço.
Carol era versátil, guerreira e não media esforços para sorrir e nem para bem servir. A mesma policial que sozinha dominou dois assaltantes, fez a alegria de crianças no “II Quartel Aberto”, em outubro passado, onde ela estava com uma viatura recebendo as crianças, mostrando como era a farda, os equipamentos e pousando para fotos com elas.
Além dos elogios, veio também o reconhecimento ao ser escolhida como a policial militar destaque do mês de junho de 2017, na cidade de Chapecó.
Esses são somente alguns flashes do que era a Soldado Caroline. Perde a Polícia Militar, perde mais que ninguém a família e o esposo que perdeu a companheira de todos os momentos, mas também perde significativamente a sociedade, pois ela não media esforços para proteger cada pessoa.
O SARGENTO MARCOS PAULO
O Sargento Marcos Paulo, que ainda luta pela vida, também é um excelente policial militar, possui mais de 22 anos de Polícia Militar, cerca de 20 elogios por bons serviços prestados e quatro medalhas. Atuou por muitos anos no Canil do 2ºBPM/Fron, trabalhou também na Radiopatrulha e ultimamente está comandando o grupo de Operações Preventivas, que diuturnamente luta por uma sociedade mais segura.
AS PROVIDÊNCIAS DA PMSC
Logo que se soube dos fatos trágicos, todos os esforços foram empenhados pelo comando do 2º BPM/Fron, seu grupo de trabalho, comandantes imediatos e escalões superiores, para que fosse dado todo o apoio e assistência necessários à família, também o amparo, mesmo que à distância, para o Sargento Marcos Paulo e os melhores encaminhamentos para o corpo da nossa guerreira.
Ao amanhecer desta terça-feira, 27, um familiar da Soldado Caroline e um Familiar do Sargento Marcos Paulo embarcam em Chapecó com destino a Natal-RN. Um Sargento da Associação de Praças de Santa Catarina (APRASC) e um oficial do comando-geral da PMSC, em Florianópolis, também irá ao Rio Grande do Norte para apoiar nos trâmites. Toda assistência e apoio possíveis serão despendidos. A Associação Beneficente dos Militares Estaduais (ABEPOM) e a Associação de Praças de Santa Catarina (APRASC) também estão apoiando.
AS PROVIDÊNCIAS DA PMRN
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte, com apoio de outros órgãos de segurança locais, trabalham na apuração do fato e buscas pelos responsáveis.
DOS DETALHES DOS FATOS
Os pormenores dos fatos só ficarão esclarecidos após os relatos do Sargento Marcos Paulo. Há certa multiplicidade de informações nos detalhes de como se deu o fato, motivo pelo qual nos limitaremos a informar genericamente, como já feito acima.