O estado de Santa Catarina registrou redução nos números de homicídios dolosos e crimes contra o patrimônio — roubo e furto — pelo segundo mês consecutivo. Florianópolis e Joinville são os municípios com a maior redução de assassinatos no estado.
As duas cidades também apresentaram queda em outros indicadores criminais, como latrocínios, roubos e furtos. No comparativo com janeiro e fevereiro de 2017, a capital teve redução de 24,2%. Joinville ficou em 26,9%. No estado, nesses dois primeiros meses, a redução foi de 17%.
Latrocínio, roubo e furto também seguem a mesma tendência, apresentando em fevereiro de 2018 queda de 83,3%, 37,8% e 24,9%, respectivamente. No acumulado dos dois primeiros meses de 2018, os crimes têm queda de 79,6%, 33,7% e 22,7%, respectivamente.
O perfil de vítima e autor não teve alteração. As estatísticas mostram que 70% das vítimas e 75% dos autores tinham antecedentes policiais. Em 51,9% das ocorrências, o principal meio empregado foi a arma de fogo. Nos dois primeiros meses de 2018 houve registro de homicídio em 58 cidades — 237 não registraram nenhum assassinato.
Florianópolis e Joinville concentram, em média, cerca de 20% dos homicídios ocorridos no estado. Por participar dessa considerável fatia, o aumento ou a diminuição dos homicídios nesses municípios reflete diretamente nos índices estaduais.
Analisando a série temporal desde 2008, a Gerência de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) observou uma correlação muito forte entre a variação dos índices desses municípios com a variação dos índices estaduais. Isso quer dizer que, normalmente, quando há aumento dos homicídios nestes dois municípios, também há no estado; quando os homicídios diminuem em Florianópolis e Joinville, também costumam diminuir no estado.
Para o secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, a tendência é que os indicadores de criminalidade tenham queda com a intensificação do trabalho de polícia ostensiva e de investigação. O secretário também credita as ações integradas para reverter o quadro da criminalidade.