Search
Close this search box.

Vereadores deliberaram 936 proposituras em 2017

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O ritmo acelerado de trabalho na Câmara Municipal de Caçador pode ser traduzido pelo número de proposituras apresentadas e analisadas pelos parlamentares durante as 66 Sessões Ordinárias e 8 Extraordinárias (sem remuneração adicional) realizadas em 2017. No total, 936 matérias foram deliberadas em plenário, nos mais diversos setores da municipalidade.

As indicações, pedidos de melhorias oriundos da comunidade e sugeridas pelos Vereadores ao Executivo, lideram a lista com 615 apresentações, seguidas pelos requerimentos (154) e Projetos de Leis Ordinárias (46).

Os números foram apresentados nesta terça-feira (19), pelo Presidente Rubiano Schmitz, durante a última sessão ordinária do ano.

Segundo ele, os dados mostram o comprometimento de todos os parlamentares na busca por um serviço eficiente e que atenda os anseios da população, destacando ainda a fiscalização assídua nas mais diversas áreas, zelando pela aplicabilidade correta de recursos públicos, efetivação de obras e serviços, além do bom atendimento à comunidade.

“Esta é a função do legislador, e todos os parlamentares desta Casa, sem exceção, cumpriram com o seu papel sem olhar cores partidárias ou interesses individuais”, destaca Rubiano.

Parlamentares avaliam o ano

Durante a sessão, alguns parlamentares aproveitaram o espaço dos pequenos comentários para apresentar informações referentes ao mandato, agradecer o apoio dos demais colegas e servidores, além de enaltecer o trabalho em conjunto em prol da comunidade.

O primeiro a se manifestar, Itacir Fiorese (PDT) fez agradecimento aos servidores do Legislativo pelo profissionalismo e comprometimento em 2017, além de enaltecer a união dos edis no exercício da vereança.

Amarildo Tessaro destacou a experiência adquirida no primeiro ano de mandato, lamentando, no entanto, que das 39 indicações apresentadas até o momento apenas 19 foram executadas, sendo que boa parte deste total se quer foi respondida.

O Democratas Moacir D’Agostini salientou a dedicação de todos os integrantes do Legislativo, resultando em um trabalho de evidência perante a comunidade.

O Peemedebista Paulo Jarschel também informou o total de indicações enviadas ao Executivo no período, sendo 81 no total. Dessas, 18 foram executadas, sendo a maioria na área da infraestrutura.

Lamentou que o pedido visando à instalação de posto de atendimento dos bombeiros no Bairro Martello e a melhorias na iluminação pública nas proximidades do cemitério municipal ainda não teve sinalização positiva.

Uso da tribuna Livre

Também fazendo avaliação deste primeiro ano, os Vereadores tucanos Sirley Ceccatto e Adriano Pares usaram a Tribuna Livre para se manifestar.

Sirley disse que das 41 indicações apresentadas teve em torno de 80% atendidas, sendo que as demais resultam de grande aporte financeiro e que necessitam de tempo para o atendimento.

Além disso destacou os trabalhos nas comissões de Finanças e Orçamento, na qual é presidente, e na de Legislação e Justiça onde atua como relatora, bem como a busca de recursos por meio de emendas parlamentares, onde viabilizou R$ 200 mil através do deputado Kenedy Nunes (PSD) e outros R$ 100 mil do deputado Leonel Pavan (PSDB).

Já o Vereador Adriano Pares informou que foram 57 indicações feitas por ele, além de requerimentos, pedidos de informação e providência, que o auxiliaram na função de fiscalizar.

Dentre os pedidos atendidos o parlamentar destacou a efetivação da reabertura do Posto de Saúde do Castelhano no início do ano e a reabertura das Praça do CEU, no Bairro Martello, além de pedidos importantes na área da infraestrutura.

Disse ainda que pretende continuar cobrando a instalação de redutores de velocidade na Avenida Fahdo Thomé e a construção de creche no bairro Bom Jesus.

O TRABALHO EM NÚMEROS:

INDICAÇÕES – 615

REQUERIMENTOS – 154

PEDIDO DE INFORMAÇÃO – 32

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA – 23

MOÇÕES – 01

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR – 29

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA – 46

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR CMC – 2

PROJETO DE LEI CMC – 23

PROJETO DE RESOLUÇÃO – 2

PROPOSTA DE EMENDA À LEI ORGÂNICA – 2

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO – 7

TOTAL: 936

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp