A Polícia Militar anulou a segunda fase do concurso referente ao edital 091/Cesiep/2017, para a formação de oficiais. A concorrência estava suspensa desde setembro, após o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) enviar uma recomendação à PM. A anulação foi feita na sexta-feira (15) e divulgada nesta terça (19).
O MPSC afirma que há provas de que o tema da redação do concurso vazou para alguns candidatos antes do exame. Por essa razão, o certame foi suspenso em setembro. Em 4 de dezembro, a instituição voltou a fazer recomendação para anular a segunda fase do concurso.
As provas de que houve o vazamento do tema da redação foram investigadas pelo Ministério Público em um inquérito civil.
Segundo a 12ª Promotoria de Justiça, em julho, logo após o lançamento do edital, o tema foi divulgado por uma rede social. As provas objetivas e dissertativas, entre elas a redação, foram feitas somente em 27 de agosto e 3 de setembro, respectivamente.
Situação do concurso
Além de anular a segunda fase do concurso, a PM informou que fica mantida a lista final com as inscrições válidas, conforme publicada no edital 103/Cesiep/2017.
Haverá outra publicação oficial da corporação para definir a forma e o período de devolução da taxa de inscrição para os candidatos que não querem continuar no concurso. A PM enfatiza que quem pedir a devolução da taxa será excluído do certame.
A segunda fase do concurso será refeita em outra data, que ainda não foi definida. Estão mantidos os dispositivos que regulam as fases do certame.
Com informações de G1