Itajaí conquistou neste sábado, 11, o título de campeão geral da 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), realizada em Lages, Capital da Serra catarinense. Foi o terceiro título consecutivo do município do Litoral Norte, que assumiu a liderança da classificação final na reta final do maior evento esportivo do esporte amador.
Desta vez, a diferença em relação a Blumenau, segundo colocado e tradicional rival e candidato ao título, foi de apenas 7 pontos (202 a 195). Em 2014, Itajaí venceu em casa com um diferença de 160 pontos (369 a 209). No ano seguinte, em Joaçaba, a vantagem sobre Blumenau foi de 125 pontos (301 a 176). Em Lages, Chapecó ficou com o terceiro lugar, a frente de cidades tradicionais como Joinville (4º) e Florianópolis (6º), além de São José, outra cidade que chamou atenção nesta edição. Cidade anfitriã, Lages fez bonito na sétima colocação.
O troféu de campeão geral foi recebido diante de seis mil pessoas que superlotaram o ginásio Jones Minosso para assistir a final do futsal feminino vencida por Lages, cidade anfitriã, fechando com chave de ouro o maior evento de esporte amador. Segundo o superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Itajaí, Julcemar Martinho Ferreira, mesmo mudando a filosofia de trabalho, valorizando a base, Itajaí conquistou o tricampeonato.
A diferença apertada (apenas sete pontos) pode ser justificada pelos desempenhos em duas modalidades, a bocha e a natação, ambas no naipe masculino. “Eram duas modalidades que esperávamos o título, mas fomos quarto e vice, respectivamente”. De acordo com o dirigente, o vice no futsal feminino era esperado, porque Lages era favorito.
“Importante foram os oito pontos conquistados nesta modalidade”, emendou.
Os triatletas Diogo Sclebin, no masculino, e Pamella de Oliveira, no feminino, garantiram os troféus do Triathlon para o município, neste sábado, último dia de competições em Lages. Decisivos também foram os cinco trófeus conquistados no sábado e que colocaram Itajaí no último dia com uma vantagem de 31 pontos: bolão 16 masculino, natação feminino, taekwondo masculino e feminino e xadrez feminino.
A delegação itajaiense contou com 470 pessoas, entre dirigentes, técnicos, atletas e equipe de apoio. Jucelmar Martinho Ferreira afirmou que 80% dos atletas são formada no município. “Claro que trouxemos alguns, até porque o investimento na base não se colhe do dia para a noite”, justificou. O município investe cerca de R$ 380 mil mensais em bolsa atleta. “Comparando com outros, o valor é pequeno”, completou.
A etapa estadual dos Jasc foi realizada de 3 a 11 de novembro pelo Governo de Santa Catarina por interrmédio da Fesporte em parceria com a prefeitura de Lages. Teve a participação de 4.600 atletas de 96 municípios que disputaram 46 troféus em 27 modalidades.