A chuva que caiu nas últimas 96 horas em boa parte do estado do Rio Grande do Sul permitiu o aumento gradual do nível de diversos rios sendo que alguns acabaram extravasando.
O boletim divulgado pela Defesa Civil gaúcha nesta segunda-feira (18) informou que 265 famílias estavam desabrigadas e/ou desalojadas em pelo menos seis municípios.
Em Alegrete, no sudoeste gaúcho, o rio Ibirapuitã extravasou na altura do perímetro urbano, onde cinco bairros foram afetados. De acordo com a Defesa Civil local, 90 famílias estavam fora de casa.
Em Dom Pedrito, no centro-sul do estado, o rio Santa Maria superou a cota de inundação e pelo menos 81 famílias ficaram desalojadas e outras 20 desabrigadas.
Em Quaraí, no sul do estado e fronteira com o Uruguai, o rio que leva o mesmo nome do município extravasou e diversas construções próximas, em áreas de menor relevo, ficaram completamente inundadas. A Defesa Civil local contabilizou 12 famílias desabrigadas e 57 desalojadas.
Em Rio Pardo, o rio Jacuí subiu bastante e a chuva volumosa provocou alagamentos e o deslizamento de uma encosta. Pelo menos uma família ficou desalojada.
Em Rosário do Sul, a chuva também elevou o nível do rio Santa Maria, que corta a área urbana. A Defesa Civil do município registrou dois bairros com alagamentos mais importantes, além de três famílias desalojadas.
E em Santa Cruz do Sul, ao menos uma família ficou desalojada após a precipitação das últimas horas e que também permitiu o registro de deslizamentos de terra. O rio Pardinho, que corta o município, extravasou e construções do bairro Várzea foram as mais afetadas.
Em Alegrete, a régua da estação telemétrica mantida pela Agência Nacional de Águas (ANA) indicou nível do rio Ibirapuitã de 12,20 metros às 7 horas (Brasília) desta segunda-feira. O nível normal do rio é de 1,86 metros e a cota de alerta para extravasamento é de 9,24 metros.
Em Dom Pedrito, a estação telemétrica indicou nível máximo do rio Santa Maria de 8,36 metros, após precipitação superior a 100 milímetros.
Em Quaraí, o rio de mesmo nome chegou hoje a 2,53 metros, considerado dentro da média. Nos últimos dias, o nível máximo atingiu 11,84 metros.
Em Rio Pardo não há estação telemétrica e o ponto de observação mais próximo do rio Jacuí é em Dona Francisca. Nesta localidade, o nível do rio chegou a 7,08 metros, acima da cota de alerta para extravasamento, que é de 5,06 metros, mas retornou à normalidade.
Em Rosário do Sul, o rio Santa Maria chegou a 6,89 metros, com redução gradual após o pico máximo de 6,91 ocorrido nesta segunda-feira. O nível normal é de 1,77 metros e a cota de alerta é de 4,93 metros.
A precipitação estimada pelo satélite Global Precipitation Measurement (GPM) da Agência Espacial Americana (NASA) mostrou que nas últimas 168 horas, o total acumulado superou 100 milímetros em municípios da metade sul gaúcha, além de partes da Grande Porto Alegre, vales e litoral.
Com informações de De Olho no Tempo