Foi lançada na manhã desta quarta-feira, 13, a Rede de Inclusão que visa promover a incorporação de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS. A iniciativa é do núcleo de RH da Acic e da Fiesc, através do Sesi. O evento, que foi realizado no auditório do Sesi, reuniu autoridades, imprensa e convidados. Durante o encontro foi realizado um café da manhã e uma palestra sobre a inclusão no mercado de trabalho.
De acordo com o vice presidente regional da Fiesc, Gilberto Seleme, esse é o início de um trabalho que vem sendo planejado há anos. “Desde 2010 a Fiesc está fazendo um levantamento na região de qual a necessidade, quantas pessoas têm com necessidades especiais, para achar um mercado de trabalho e qualificar essas pessoas. Esse evento vai dar o start da concretização do trabalho feito nesses anos”, enalteceu.
O presidente da Acic, Moacir Salamoni, destacou que a inclusão é um passo importante para toda a sociedade. “A acessibilidade é um problema não só de um ente da nossa comunidade, mas de todos eles. Dos públicos, dos privados, e precisamos encontrar uma maneira de incluir o deficiente dignamente na nossa sociedade”, afirmou.
O prefeito de Caçador, Saulo Sperotto salientou a importância do programa. “Esse trabalho que as entidades estão desenvolvendo com todos os poderes, seja constitucional, privado ou público, pode desenvolver ações importantes na transformação das adequações necessárias na acessibilidade e nas adequações importantes para que as pessoas possam participar”.
O evento contou ainda com a participação do secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso que enalteceu a iniciativa. “Acho extremamente importante essa visão humanística do setor produtivo catarinense, em especial aqui de caçador e da região, da inclusão das pessoas que, por uma razão ou outra, não conseguiram todas as condições de competir com quem pode falar, ouvir e principalmente com quem pode se locomover”, completou.