O Hospital Salvatoriano Divino Salvador (HSDS) de Videira suspenderá as atividades de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), temporariamente a partir do dia 1º de setembro. A decisão foi tomada pela própria instituição, devido a não liberação da Portaria do Ministério da Saúde que prevê recursos para custeio de leitos novos da Rede de Urgência e Emergência e a não efetivação das cobranças administrativas.
Desde que foram abertos os novos leitos, todos os custos da UTI vêm sendo mantidos pela mantenedora e com recursos próprios do hospital. Dos 18 leitos de UTI apenas 6 recebem aporte para custeio. Foi autorizado que o hospital fizesse cobranças administrativas a partir de abril, quando abriram os leitos, mas até o momento não houve nenhum pagamento.
O HSDS manterá 10 leitos de UTI em funcionamento, que suprem a necessidade do município. A decisão do hospital tem em vista garantir a continuidade dos atendimentos à população, uma vez que através dela será possível melhorar o fluxo de caixa e garantir o pagamento dos salários dos colaboradores, honorários médicos e fornecedores.
Com informações da Rádio Vitória