No dia 1º de julho foi comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. Para marcar a data, o Gerente Regional da Sicredi para o Meio-Oeste Catarinense, Eslau Roberto Thomas, fez uso da Tribuna Livre na Câmara de Vereadores, durante a sessão desta terça-feira (4), para falar sobre o tema.
Segundo ele, as cooperativas de créditos se tornaram nos últimos anos uma boa opção dentro do mercado financeiro, especialmente pelas propostas diferenciadas e a valorização do associado. “No cooperativismo a opinião do sócio conta muito. Na nossa cooperativa de crédito, por exemplo, existem as assembleias anuais onde ele é convidado a participar e dar sugestões a respeito das ações efetivadas e das propostas futuras”, afirmou, salientando ainda a participação dos mesmos na distribuição dos resultados acumulados durante o ano e do envolvimento do Sicredi com a comunidade, onde recursos captados no Município são reinvestidos no local.
Eslau destacou ainda a evolução do sistema cooperativista no Brasil, apesar de ser um ramo ainda recente no país e com um espaço considerável a ser preenchido. Segundo ele, atualmente são 8,9 milhões de brasileiros filiados a alguma das 1.097 cooperativas de crédito existentes no território nacional atualmente. Isso representaria a 6ª instituição financeira do Brasil se todo o sistema cooperativista fosse unificado.
Dentro deste contexto, o Cooperativismo de Crédito representa ainda 4,61% dos depósitos no mercado financeiro do país e 2,77% das operações de crédito no mercado.
Com relação a concentração de agências, o número no país chega a 5. 535, sendo a maioria concentrada nas regiões Sul e Sudeste.
Ao final da explanação, o presidente Rubiano Schmitz agradeceu pelas informações e, juntamente com os Vereadores Adriano Pares, Cleony Figur, Moacir D’Agostini e Neri Vezaro, enalteceu o trabalho do Sicredi no Município e a importância do cooperativismo para o fomento da economia, especialmente àqueles que necessitam linhas de créditos especiais.