Search
Close this search box.

40% da cidade de União da Vitória está alagada

Rafael Seidel

Rafael Seidel

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Cidade de União da Vitória está embaixo d'água

40% da cidade de União da Vitória está alagada. Com as chuvas, o Rio Iguaçu atingiu 8 metros e 30 centímetros, e, de acordo com as informações da Rede Massa, são cerca de 15 mil pessoas afetadas pela cheia do Rio Iguaçu.

Estas cheias, de 2023, na cidade de União da Vitória, já estão sendo comparadas com a tragédia de 1983, quando o nível do Rio chegou a 10 metros e 42 centímetros.

“Choveu muito também naquela época, muito mesmo, mas a água subiu muito mais rápido. A gente saiu de manhã para trabalhar, e no meio-dia a casa já estava invadida pela água” relembrou Maria Odária, moradora da região, à reportagem da Rede Massa.

Cidade de União da Vitória tem cheias maiores do que em 83
Cidade de União da Vitória tem cheias maiores do que em 83

Cheia na cidade de União da Vitória atinge mais construções do que em 83

O prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, disse que por mais que a enchente de 83 tenha sido a maior, a que atinge a cidade hoje já é equivalente à de 40 anos.

“A gente fala que a maior a cheia foi em 83, mas 40 anos se passaram e nesse tempo foram construídos muitos imóveis. Só para você ter uma ideia, com 8 metros pega 7 mil novas construções. Então, acredito que provavelmente se equipara, se não ultrapassar o número de construções atingidas”, relatou o prefeito.

Conforme o prefeito, nesta sexta-feira, 20, União de Vitória deve entrar em situação de calamidade pública.

Leia mais: Asfalto cede na BR-476 em União da Vitória e trânsito está interditado

Previsão do tempo aponta para melhora no clima a partir de sexta-feira

Depois de dias de chuva e temporais, o tempo deve começar a apresentar melhoras em Santa Catarina. A instabilidade ainda persiste, mas em menos intensidade. Algumas áreas deverão ter presença de sol com nuvens. No entanto, temporais e chuva ainda estão previstos de forma isolada.

De acordo com a previsão do tempo da Defesa Civil de Santa Catarina, nesta sexta-feira, as instabilidades já perderam força no Estado, mas ainda há condição de temporais isolados e rápidos à tarde e noite em áreas do Grande Oeste. Na parte da manhã deve permanecer mais firme. Mais ao litoral, a condição do clima é de nebulosidade e chuva. As máximas podem chegar a 28ºC.

No sábado, a tendência é que o tempo se firme ainda mais. A previsão indica que a maior parte do Grande Oeste tenha sol com poucas nuvens, sem condições de chuva. Já no litoral, as pancadas devem permanecer mas de forma fraca. As mínimas devem ficar próximas a 15ºC. Já as máximas podem passar de 30ºC no Grande Oeste.

Com BR-280 bloqueada, PRF orienta desvio por Caçador

A BR-280 segue totalmente bloqueada no KM-269, em Irineópolis por conta de água na pista. Há no local um desvio precário em estrada de terra pela localidade de São Pascoal, mas somente para automóveis.

Por conta deste problema, a rota alternativa é pela BR-116, SC-350 e SC-135, passando por Caçador e seguindo para a BR 153 novamente. Outra forma é que os motoristas que já vem pela BR-153, entrem em Caçador e sigam pela SC 135, no sentindo Porto União.

Entretanto, o alerta é de que, no Km 302, em Porto União, ainda existe água na pista, mas que, até a noite desta quinta-feira, dia 19 de outubro, não estava impedindo a passagem dos veículos pequenos.

Ainda, de acordo com a prefeitura de União da Vitória, no Paraná, os veículos de carga somente podem entrar na cidade com comprovação de descarga no município. Caso contrário, devem procurar outras rotas.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp