Em Caçador, 19 presos irão receber autorização da Justiça para saída temporária no final de ano. Os presos começaram a ser liberados nesta quinta-feira, 21, e seguem saindo até dia 1º de janeiro. Os liberados poderão passar 7 dias com suas famílias e então retornam ao presídio.
Em Santa Catarina, 1.663 presos receberam autorização para passar as festas de fim de ano com a família. O número é maior em relação ao ano passado, quando aproximadamente 1,4 mil tiveram o benefício.
A saída temporária é prevista na Lei de Execução Penal e voltada aos presos do regime semiaberto com bom comportamento. Considera ainda o tempo de cumprimento de pena, mas não faz distinção em relação ao crime cometido.
Os presos que usufruem do benefício têm restrições de horários e locais que podem ser frequentados e, se não retornarem ao sistema prisional após o fim do período, passam a ser considerados foragidos da Justiça.
Conforme a pasta de Justiça e Cidadania o número de presos com saída temporária autorizada pode aumentar, caso haja decisões judiciais favoráveis.