Ícone do site Notícia Hoje

VÍDEO: SC chega a 962 casos e 31 mortes por coronavírus

Nesta sexta (17) em Santa Catarina, são 962 casos de coronavírus e 31 mortes pelo novo coronavírus. Em portaria publicada hoje, a Secretaria de Estado da Saúde decretou que todos os estabelecimentos devem assegurar que as pessoas que entrarem no local devem higienizar as mãos e estar de máscaras.

Ainda de acordo com os dados do governo estadual, são 103 pacientes na UTI, 68 e 45 suspeitos. Dos 103, 45 estão em hospitais privados e 62 em hospitais públicos. No total, 69 necessitam ventilação mecânica. O número de pacientes que deixou a UTI é de 131.

Publicidade

O uso de máscaras foi um tópico reafirmado durante a coletiva, com embasamento em artigo científico divulgado pelo governo. O estudo em questão afirma que o contágio é reduzido de 18% para 10% com as máscaras, além de redução de 21% para 11% da taxa de crescimento de mortes.

Doações de álcool foram recebidas pela Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar), que doou 45 mil litros de álcool em gel, da 101 de Joinville, que doou 2 mil litros, e da Unicamp, que doou 45 mil. A FIESP (Federação das Indústrias de Santa Catarina), por meio da Rotoplast, doou 8 mil máscaras faceshield, que protegem todo o rosto.

Ao ser indagado sobre a queda no isolamento, que agora é menor que 50%, o secretário Helton Zeferino afirmou que esse panorama é normal, mas que as orientações de higiene devem ser seguidas fielmente.

Um dos questionamentos sobre academias e afins retornou, tomando Itapema e Camboriú como exemplo, pois as duas cidades liberaram academias e praias. Moisés (PSL), contudo, afirmou que irá aguardar as decisões e pareceres de outras entidades, considerando a recente aprovação, na Alesc, do projeto de lei que considera igrejas e academias como serviços essenciais.

Com informações ND Online 

Sair da versão mobile