Notícia Hoje

Vídeo mostra elevação impressionante da água em enchente em SC, que tem 6 mil desabrigados

Cenas foram registradas por câmera de segurança em Rio do Sul, atingida por enchente pela quinta vez em 2023

Santa Catarina tem 71 municípios em situação de emergência devido às chuvas dos últimos dias, informou o governo do estado. Do total, 11 cidades estão em estado de calamidade pública: Trombudo Central, Rio do Sul, Vidal Ramos, Rio do Oeste, Pouso Redondo, Botuverá, São João Batista, Agrolândia, Braço do Trombudo, Agronômica e Lontras.

Rio do Sul, no Vale do Itajaí, enfrenta a maior enchente desde 1983. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra a impressionante elevação da água na rua Fernando Silva (assista abaixo), que chegou ao primeiro andar das moradias em cerca de 24 horas.

Publicidade

O nível do Rio Itajaí-Açu chegou a 13 metros. A Prefeitura de Rio do Sul informou que 50% das vias foram tomadas pela água. É a quinta enchente que atinge o município somente neste ano.

 

Mortes

De acordo com relatório divulgado pela Diretoria de Gestão de Desastres, da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), ocorreram três mortes no estado, sendo duas mulheres, no município de Taió, no Vale do Itajaí, no dia 16 de novembro, e um homem no município de Palmitos, no Oeste. Na noite de sexta-feira, dia 17, um homem desapareceu em Praia Grande, no Sul catarinense.

Na tarde deste domingo, 19, o governador Jorginho Mello esteve no Alto Vale do Itajaí para acompanhar os estragos e em reuniões para agilizar a assistência do governo. A comitiva passou por Rio do Sul, Trombudo Central, Rio do Oeste, Agrolândia, Agronômica e Taió.

Conforme a Defesa Civil, a região Oeste é a mais impactada. As ocorrências estão relacionadas com as fortes chuvas, temporais, inundações, vendavais, alagamentos, granizo e enxurradas. “Vale ressaltar que existem informações de municípios com ocorrências que ainda não foram reportadas para a SDC pois as equipes técnicas estão em atendimento nos municípios”, destaca o órgão.

Com informações Oeste Mais 

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil alerta para retorno de chuvas volumosas nesta semana

Sair da versão mobile