Os 83 anos de Caçador foram celebrados pela Câmara Municipal na noite da sexta-feira, 24, durante Sessão Solene que marcou o lançamento da Obra: “Nossa Escola tem História – a origem dos nomes das escolas caçadorenses”, de autoria dos Vereadores Mirins.
A proposta de lançar um livro sobre a origem do nome das escolas da rede pública, particular e especial de Caçador iniciou no mês de abril de 2016, quando os integrantes do Programa Câmara e Prefeitura Mirim de Caçador – responsáveis pela confecção dos textos, foram desafiados pelo então presidente da Câmara, Ricardo Pelegrinello e orientados pelo ex-vereador Alencar Mendes, autor do Livro “Caminhos de Caçador”. A partir de lá, um trabalho intenso de pesquisa e escrita foi desenvolvido para que a obra acontecesse.
O presidente da Câmara, Rubiano Schmitz, ressaltou durante a solenidade que o resgate histórico dos Vereadores Mirins servirá para enriquecer ainda mais o acervo do Município. “Somos privilegiados por participar desse momento ímpar e acompanhar o resultado de um trabalho sério e comprometido de cada integrante do Programa. De observar a evolução desses jovens, chegaram a esta Casa tímidos e inibidos, mas que hoje saem como escritores, contadores de belas histórias e de detalhes que muitos de nós desconhecíamos”, destacou.
Com isso, explica Rubiano, a Câmara Mirim cumpre com o seu papel de evidenciar a história de Caçador e auxiliar na formação de adolescentes e jovens no Município, preparando-os para novos desafios e para a trajetória pessoal, intelectual e profissional de cada um.
O resultado do trabalho desenvolvido neste período foi evidenciado pela presidente da Câmara Mirim, Gabriela Caramori Mendes. Segundo ela, a execução do livro destaca a importância da escola na formação do povo caçadorense e no desenvolvimento de nossa cidade e nossa região. “A Câmara Mirim de Caçador é formada por representantes destas escolas. Nada mais justo e sensato que retribuir a todos estes anos de confiança, devolvendo, em forma de uma obra, o que nós, Vereadores Mirins, podemos oferecer”, disse.
Organizador dos trabalhos com os Mirins, o vice-prefeito Alencar Mendes destacou que a obra é um presente de aniversário para Caçador. Ressaltou ainda o trabalho de formação realizado pelo Legislativo.
“Observar, nesta noite, o resultado de todo este esforço me emociona, pois tive o prazer de saber e compartilhar de cada angústia, dúvida, certeza, ideia e todo o processo de construção do livro. A parceria entre as Escolas e a Câmara, dando o suporte necessário, também foi fundamental e merece o nosso reconhecimento”, disse, fazendo menção ainda ao apoio dos vereadores desta e da Legislatura passada, em especial ao ex-presidente Ricardo Pelegrinello, que lançou a ideia.