O Papa Francisco se irritou depois de ser puxado por uma mulher nesta terça-feira, 31, na Praça de São Pedro, no Vaticano. O pontífice, que cumprimentava fiéis reunidos, aparece com semblante indignado na filmagem que capturou o momento.
A mulher, vestida de preto, puxa Francisco no momento em que ele começa a se afastar da multidão, depois de estender a mão para tocar uma criança. O gesto abrupto pareceu causar dor, e Francisco dá um tapa na mão da mulher depois de algumas tentativas de se desvencilhar.
A mulher fez o sinal da cruz quando o Papa se aproximava. Não ficou claro o que ela dizia enquanto o puxava em sua direção, segundo a Reuters.
O pontífice estava a caminho de ver o presépio montado na esplanada de paralelepípedos da praça.
Pedido de desculpas
Nesta quarta, 1º, na primeira missa do ano, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o papa se desculpou pela reação que teve ao ser puxado pela mulher.
“Muitas vezes perdemos a paciência. Eu também. Peço perdão pelo mau exemplo de ontem”, disse.
Durante a missa, na homilia, ele condenou com firmeza a violência, a humilhação e as ofensas que as mulheres do mundo todo sofrem com frequência.
“O renascimento da humanidade começou pela mulher. Se quisermos tecer de humanidade a trama dos nossos dias, devemos recomeçar da mulher. No seio de uma mulher, Deus e a humanidade uniram-se para nunca mais se deixarem. Em Deus, há a nossa carne humana e para sempre Maria será a Mãe de Deus”, disse.
“Podemos entender o nosso nível de humanidade pela maneira como tratamos o corpo da mulher”, acrescentou.