Um vídeo que circula em redes sociais deixou muitos moradores de Joaçaba apavorados.
As imagens mostram uma cobra enorme dentro de um riacho. O que causou alvoroço e apreensão é que a descrição nos grupos de Whatsapp é de que teria sido gravado em Joaçaba, mais precisamente no Rio do Tigre, na Vila Pedrini.
Depois de receber várias vezes as imagens resolvemos averiguar a veracidade do fato.
Nosso primeiro contato foi com a Polícia Militar Ambiental, para saber se houve algum registro da aparição. A resposta foi negativa.
Procuramos também ouvir biólogos sobre a possibilidade de um animal deste porte habitar um rio da região, já que não parece nativo daqui.
Ao analisar as imagens os especialistas concluíram que pode ser a espécie Eunectes Murinus, conhecida popularmente como sucuri. O vídeo está meio escuro, e uma das características para definir a espécie é a cor, por isso a incerteza.
A espécie de sucuri nativa mais ao Sul do Brasil é Eunectes Notaeus, que ocorre no Pantanal. Provavelmente, o que os biólogos chamam de filtros ambientais, impedem que a espécie ocorra naturalmente aqui e se estabeleça como invasora. De forma geral, esses filtros podem ser climáticos (temperatura e precipitação), ecológicos (tipo de vegetação, alimentação…), ou físicos (topografia, hidrologia).
A sucuri é ágil em deslocamento por água, mas não por solo. Ela teria que vir nadando para o Sul, o que é praticamente impossível.
Se o vídeo realmente fosse de Joaçaba, ela teria que ser introduzida de forma ilegal.
Por fim, em nenhum momento do vídeo a pessoa que filma cita o local da gravação, o que indica que pode ser usado em vários locais, só mudando o nome da cidade e rio.
Por isso é pouco provável que a cobra habite mesmo o Rio do Tigre.
Com informações Eder Luiz