A Câmara Municipal, em parceria com a Secretaria de Educação e demais entidades, realiza, dos dias 24 a 30 de outubro, a 2ª Semana do Contestado, em Caçador. Os eventos serão diários e abertos ao público.
Confira a programação
De 17 a 30 – 17h: Exposição “Cotidiano da Fé”, do artista plástico Leandro Vitto. Apresentação da Orquestra Municipal Marcial Aurora. Local: Espaço Cultural Vereador Almir João Binotto, da Câmara Municipal de Caçador.
24 – 19h30min: Lançamento da obra “Memórias da Lumber e da Guerra do Contestado”, de autoria do historiador Delmir José Valentini e apresentação do teatro “O Exército Encantado”, da Cia de Artes Vento Negro, no Plenário Osvaldo José Gomez, da Câmara Municipal de Caçador.
25 – 19h30min: Sessão Especial do Contestado. Premiação concurso de acróstico, poema e redação das escolas. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, da Câmara Municipal de Caçador.
26 – 14h: Oficina de plantas medicinais da região, com Alesio Passos dos Santos e o médico César Paulo Simionato, para a Pastoral da Saúde. Local: Salão da Igreja Nossa Senhora Rainha, no Santelmo.
19h30min: Oficina de plantas medicinais da região, com Alesio Passos dos Santos e o médico César Paulo Simionato, aos acadêmicos. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, na Câmara Municipal de Caçador.
27 – 19h30min: Lançamento da obra “Vicente Telles: O Mensageiro do Contestado”, de autoria do jornalista Moacir Pereira e palestra com Vicente Telles. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, na Câmara Municipal de Caçador.
27 e 28 – 09h: Oficina de plantas medicinais da região para a Pastoral da Saúde, com Alesio Passos dos Santos, ambientalista, professor de fitoterapia, colecionador e cultivador de plantas medicinais, e o médico Dr. César Paulo Simionato, coordenador do Horto Medicinal do Hospital Universitário da UFSC. Local: Salão da Igreja Cristo Redentor, no Berger.
14h: Oficina de plantas medicinais da região para Profissionais da Saúde, com Alesio Passos dos Santos e o médico, César Paulo Simionato, coordenador do Horto Medicinal do Hospital Universitário da UFSC. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, na Câmara Municipal de Caçador.
27 e 28 – 8h30min às 12h e 13h30min às 17h: PROLER – Literatura do Contestado: palestra e sessão de autógrafos com o jornalista, Afonso Romano de Sant´ana, o professor Dr. Ezequiel Theodoro da Silva. Oficinas temáticas, varal de poesias, feira de livros e atividades paralelas. Local: Auditório da Reitoria da UNIARP.
28 – 9h e às 14h: Teatro na Câmara: apresentação das “Cenas do Contestado”, adaptação da peça O Contestado, de Romário Borelli, por alunos do IFSC, de Caçador e direção da FMC; e Chica Pelega, Grupo de Teatro Janela da Arte. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, da Câmara Municipal de Caçador.
28 – 19h30min: Mesa Redonda: “A Religiosidade Contestada”, apresentada pelo jornalista João Batista e participação do professor Carlos Matias, do IFSC e o padre Gilberto Tomazi, especialistas em História do Contestado. Mediador: padre Márcio Martins. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, na Câmara Municipal de Caçador.
29 – 09h30min: Puxirão do Monge: campanha de conscientização, limpeza e preservação da natureza e atividades lúdicas, no Loteamento Monge João Maria.
29 – 14h: Atividades no Parque Central: apresentações culturais, mateada, feira de produtos orgânicos, de ervas medicinais e de artesanato e brinquedos para as crianças. Local: Parque Central José Rossi Adami.
15h – Causos com Pinduca, da Etnia Cabocla de Caçador
15h40min – “Bicho de sete cabeças em fúria”, Grupo de Teatro Temporá
16h40min – Oficinas da FMC, dança contemporânea “Em tempos de opressão”, com a professora Maria Luiza Zardo Pegoraro, da FMC
16h50min – “Quero ser como criança”, Grupo de Teatro Shekináh
17h10min – “Maria Rosa e o Contestado”, jazz com a professora Minéia Mafioleti, da FMC
17h20min – Grupo Querência dos Amigos, com Gianderson Mott
17h50min – Lançamento do CD de Rock “Conceitual do Contestado”, da Banda de Rock Peabirus
30 – 14h: Apresentações culturais. Local: Parque Central José Rossi Adami.
15h30min: “Chica Pelega”, grupo Ritos do Contestado, de Lebon Régis
15h50min: Viola Cabocla, de Lebon Régis
17h – Missa Cabocla. Local: Parque Central José Rossi Adami.
ORGANIZAÇÃO
Câmara Municipal de Caçador
Prefeitura de Caçador
Fundação Municipal de Cultura
IFSC – Caçador
ACIC
ADR
AMPE
CDL
Colégio Aplicação
Colégio Cenecista Marcos Olsen
Erva Mate Mazutti
Imprensa local
Mitra Diocesana
Pastoral da Saúde
Movimento das Mulheres Trabalhadoras Urbanas
SESC Ler
União das Associações de Moradores de Caçador
UNIARP