Notícia Hoje

Vicente Telles reconta história com ajuda do público

A Guerra do Contestado foi mais uma vez tema central na Câmara Municipal de Caçador, na noite dessa quinta-feira (27), no Plenário Osvaldo José Gomez. Descendente de envolvidos no conflito, com avô paterno coronel e avô materno, jagunço, Vicente Telles, abrilhantou a Semana do Contestado realizada nesse mês de outubro, desde o dia 24, até domingo (30).

vicente-telles-27-10-1-1

Publicidade

Junto a performance do filho Vicente de Paula e a nora Nancy, Vicente Telles apresentou ainda algumas canções do repertório da Aquarela Cabocla do Contestado. “Minhas palestras são assim, resultado da conversa com as pessoas, até porque os livros falam mais do que os livros na história”, comenta Vicente Telles, após fazer o público vivenciar a Guerra do Contestado através da música e da interpretação de texto improvisada.

“Recebemos nessa Casa, aquele que incorporou o espírito caboclo e virou o herói vivo do Contestado: Vicente Telles, que também é personagem central da obra do renomado jornalista Moacir Pereira, “O Mensageiro do Contestado”, que seria lançada nessa noite, mas cancelada devido a compromisso profissionais do escritor”, explica o presidente da CCO da Semana do Contestado, Ricardo Pelegrinello.

Prestigiaram também o evento, o vereador Alencar Mendes, Dalton Fagundes, secretário de Cultura, de Matos Costa e o jornalista e historiador João Batista, popular JB. Além dos integrantes da CCO da Semana do Contestado, acadêmicos dos cursos da UNIARP e da Unopar, integrantes de grupos de teatro de Caçador, imprensa e comunidade em geral.

SEMANA DO CONTESTADO: A iniciativa é da Câmara Municipal e Prefeitura de Caçador, através da Fundação Municipal de Cultura realizada com apoio da ADR, ACIC, AMPE, CDL, Colégios de Aplicação e Cenecista Marcos Olsen, IFSC-Caçador, Mitra Diocesana de Caçador, MMTU, Museu do Contestado, Tiro de Guerra 005-06 e UAMC.

SEXTA-FEIRA – 28

Teatro e mesa redonda na Câmara

O presidente da CCO da Semana do Contestado, Ricardo Pelegrinello, destaca que as atividades prosseguem nessa sexta-feira (28), com o Teatro na Câmara, às 9h e às 14h, na Câmara Municipal. As “Cenas do Contestado”, de Romário José Borelli, com alunos da Fundação Municipal de Cultura e do IFSC-Caçador, e da peça “Chica Pelega”, com o Grupo de Teatro Janela da Arte.

“A Semana do Contestado também convida a todos para refletir sobre a nossa história assistindo o debate sobre “A Religiosidade Contestada”, apresentada pelo jornalista João Batista e participação do professor Carlos Matias, do IFSC e o padre Gilberto Tomazi, especialistas em História do Contestado, às 19h30 de sexta-feira (28), também na Câmara Municipal”, completa o vereador.

Sair da versão mobile