Educação financeira foi o tema de mais uma etapa de capacitação promovida com os Vereadores Mirins de Caçador. Na tarde desta sexta-feira (24), o assunto foi abordado pelos representantes do Banco da Família e teve como objetivo esclarecer aos jovens a importância do Planejamento Financeiro, especialmente no que se refere ao controle do orçamento familiar, além de incentivá-los a poupar, evitar gastos desnecessários e desperdícios.
O trabalho de orientação foi realizado pelos agentes de crédito, Rafael Correa Mello e Ana Paula Pisetti, e pela atendente do banco, Luana Barbacovi.
Dentre as abordagens, os profissionais deram dicas importantes de como administrar o dinheiro. Segundo eles, o primeiro conselho é conhecer as despesas praticadas, ou seja, fazer uma estatística das principais contas do mês, estar atentos aos pequenos gastos e reconhecer onde e como a pessoa gasta o seu orçamento. Diante disso, identificar quais deles se pode diminuir e evidenciar na prática.
Reeducar o bolso e os hábitos também foram destacados pelos profissionais. Para eles, é importante o autocontrole na hora da compra, fazendo distinção entre desejo e necessidade. Além disso, é preciso evitar o banco como “seu sócio”, exceto em casos maiores como na aquisição de casa própria, bens duráveis ou investimentos no negócio.
“É necessário que a pessoa acompanhe o seu desempenho e ao final de cada mês faça uma análise, estabelecendo metas para reduzir gastos e definindo objetivos para investir o dinheiro. No caso do orçamento familiar é importante que estas medidas sejam seguidas também pelos demais membros”, disseram.
Vale ressaltar que a palestra sobre Educação Financeira faz parte de um Programa desenvolvido pelo Banco da Família com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a inclusão social.
A capacitação com os Vereadores Mirins também fez parte do Projeto de Apoio a Extensão e Cultura (PAEC), da Uniarp, desenvolvido pelo Acadêmico de Jornalismo Jairo Ribeiro Pedroso.