Ícone do site Notícia Hoje

Veja eficácia e preços das principais vacinas contra Covid-19

Existem pelo menos cinco vacinas promissoras contra a Covid-19 sendo testadas. Até o momento, os preços por dose vão de R$ 16 a R$ 212, segundo estimativas. A eficácia varia entre 90% a 95%, de acordo com dados preliminares.

Na última terça-feira (24), a Rússia informou que a vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, tem eficácia entre 94% e 95%. Na segunda (23), a farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford, do Reino Unido, afirmaram que sua vacina contra o coronavírus tem eficácia de 90%.

Publicidade

Na corrida pelo imunizante que nos livrará da pandemia, há outras três candidatas que se destacam. A Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceira com o Instituto Butantan; a vacina da empresa de biotecnologia americana Moderna e o imunizante pesquisado pela americana Pfizer e pelo laboratório alemão BioNTech.

O ND+ fez uma comparação de eficácia, custos e datas previstas do início da vacinação no Brasil.

Nível de eficácia (alguns dados são preliminares)

Custo estimado por dose

Datas previstas da vacinação no país

Vacinas no Brasil

O governo federal fechou a compra e distribuição da vacina da Oxford/AstraZeneca. A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) deve produzir 130 milhões de doses.

O laboratório União Química irá produzir a vacina russa no Brasil. O Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) assinou um acordo para conduzir testes clínicos de Fase III, assim como o governo da Bahia.
Em relação à Coronavac, o governo de São Paulo tem o compromisso de adquirir 46 milhões de doses. O Instituto Butantan está adaptando uma planta para produzir a vacina.

Já a vacina da americana Moderna será oferecida via consórcio Covax, do qual o Brasil é integrante, no entanto, uma negociação em separado deve ser realizada para adquirir as doses.

Não há acordo para a vacina pesquisada pela americana Pfizer e pelo laboratório alemão BioNTech.

Temperatura de armazenamento

A temperatura de armazenamento também é um fator importante para a compra das vacinas. O imunizante da Oxford/AstraZeneca, a vacina Sputnik V e Coronavac precisam ficar armazenadas entre 2°C e 8°C.

Já o armazenamento da Pfizer/BioNTech é na temperatura de -70°C. A Moderna fica também entre 2°C e 8°C, mas precisa de -20°C para permanecer em estoque.

Com informações ND Mais 

Sair da versão mobile