A Epagri, Estação Experimental de Caçador e Gerência Regional de Caçador, a Secretaria Municipal de Agricultura e a Agência de Desenvolvimento Regional de Caçador promovem na próxima sexta-feira, 30, uma palestra sobre “Uso e Conservação do Solo”. O tema será abordado pelo engenheiro agrônomo Leandro do Prado Wildner, às 9h no auditório da ADR (Rua Carlos Coelho de Souza, 120 bairro DER).
O evento é gratuito e destinado a técnicos, agricultores e comunidade em geral. De acordo com Janice Valmorbida, representante da Epagri, o objetivo da palestra é intensificar e retomar a discussão e principalmente ações diretas no uso e conservação dos solos.
O tema
A ONU- Organização das Nações Unidas decretou 2015 como o Ano Internacional dos Solos. O uso e conservação dos solos deve ser um tema direto de discussão e manutenção. Os solos são cruciais para a vida na terra, com grande influência sobre o meio ambiente, as economias regionais e globais e as aglomerações urbanas e industriais.
As perdas de solo atingem valores da ordem de 500 milhões de toneladas de terra e cerca de oito milhões de toneladas de nitrogênio, fósforo e potássio, nutrientes fornecidos as lavouras para aumento de produção. Essas perdas têm impacto direto na economia, em razão do maior custo dos alimentos, uma vez que os nutrientes perdidos precisam ser repostos ao solo para manutenção da produtividade das lavouras, e nos recursos naturais pela contaminação de corpos de água, influenciando os organismos que neles vivem (Medeiros, 2015).
A Ciência do Solo sempre se desenvolveu produzindo conhecimento para identificar as melhores formas de manejo dos solos, garantindo o aumento de produção aliado à conservação das terras agrícolas. Nos últimos anos grandes avanços foram alcançados, pelas instituições de ensino, pesquisa e extensão no Brasil, gerando produtos para dar suporte aos produtores e a sociedade em geral, para a utilização adequada, recuperação e preservação dos recursos naturais, incluindo o solo, a água e a biodiversidade.
Resumo do currículo do palestrante
Leandro do Prado Wildner – Epagri – Centro de Pesquisas para a Agricultura Familiar – Cepaf, Chapecó (SC). Pesquisador da área de Manejo e Conservação do Solo com ênfase em trabalhos com adubação verde e cobertura do solo para viabilização de sistemas conservacionistas de manejo do solo em áreas de agricultores familiares. Desenvolve projetos de pesquisa participativa com agricultores familiares.