O secretário de saúde de Caçador, Ademar Schmitz, confirmou na manhã desta segunda-feira, 6, o primeiro caso de coronavírus. Trata-se de uma mulher de 67 anos, que está internada no Hospital Maicé.
Ela adquiriu a doença do filho, que veio de viagem de São Paulo. Segundo as informações do caso, a mulher está bem e apresenta um quadro leve da doença e ainda não foi preciso uso de ventilação mecânica. O filho não apresentou os sintomas e já retornou para SP. “É um caso importado. Por enquanto, não temos contaminação comunitária. Por isso, é importante o isolamento social ser mantido”, destacou o secretário.
A Vigilância Epidemiológica já está acompanhando todas as pessoas do circulo com esta pessoa infectada para averiguação e possível quarentena.
O secretário de Saúde reforçou ainda que as pessoas não procurem atendimento médico para outras patologias, a não ser em caso de extrema gravidade. Ele pede ainda que as pessoas mantenham o isolamento social e todos os cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, não levar a mão à boca e usar álcool gel quando não for possível lavar.
O médico infectologista Bruno Vitiriti comentou que o Hospital Maicé está preparado para atender aos pacientes com coronavírus e possui uma boa estrutura. “Contamos com equipamentos e profissionais capacitados para atender os doentes”, salientou.
Ainda, a Vigilância epidemiológica de Caçador já entrou em contato com todos os laboratórios particulares, que caso tenha algum exame positivo, a vigilância deve ser comunicada imediatamente.