A Unimed Caçador, pelo segundo ano consecutivo, desenvolve o programa Viver Bem na Escola, com o objetivo de promover ações educativas para a prevenção e promoção da saúde e da qualidade de vida junto a comunidades escolares.
A primeira oficina foi realizada em 10 encontros, durante manhã e tarde, atingindo 428 alunos e professores do Ensino Fundamental. “Avaliamos esta primeira ação como excelente, pois atingimos quase que a totalidade da escola. Foi um dia de trabalho intenso, não podendo deixar de frisar a dedicação voluntária dos bombeiros de Caçador”, declara a médica cooperada, Lúcia Regina Mostiack Guimarães, coordenadora do Comitê Educativo, que é responsável pelo Programa.
Pela manhã os encontros foram conduzidos pelo coordenador do Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros de Caçador, Giancarlo de Oliveira e à tarde pela bombeira Samantha Biavatti, todos acompanhados pela colaboradora da Unimed Karla Llosa, responsável pelos projetos da cooperativa. Os alunos aprenderam como agir em casos de sinistros como incêndios, vazamentos de gás, entre outros. Foram alertados que precisam tentar manter a calma nessas situações e saírem dos locais sempre de mãos dadas, evitando que alguém fique para trás.
Karla explica que o apoio da direção e corpo docente é fundamental para o sucesso do programa. “São vários encontros que serão realizados durante o período de aula neste segundo semestre, portanto a adesão dos professores e o apoio da direção da escola fará a diferença no resultado do programa. Estamos felizes pela receptividade dos professores, que viabilizaram a participação de todos os alunos nesta primeira atividade”, declara.
Na próxima semana acontecem as oficinas Plano de Abandono na prática e as palestra “Drogas: o mal da sociedade”, com os profissionais da Polícia Civil, psicólogos André Bêber de Souza e Renato de Jesus da Silva.
EM TEMPO: O lançamento oficial se deu no dia 8 de agosto e na oportunidade a coordenadora do Comitê Educativo, médica cooperada Lúcia Regina Mostiack Guimarães, apresentou a proposta de 2016 aos professores e direção da instituição escolar. “A meta este ano é desenvolver 30 encontros, envolvendo todos os alunos e professores da escola, trazendo temas que estão alinhados os objetivos de desenvolvimento sustentável”, explicou.
As oficinas serão conduzidas por equipe multidisciplinar do Sistema Unimed (nutricionista, ginecologista e obstetra) e contará com o apoio de profissionais das seguintes instituições: Agência de Desenvolvimento Regional – ADR, através da Gerência de Educação; Prefeitura Municipal de Caçador, através da Secretaria de Agricultura; Bombeiros Voluntários de Caçador; Polícia Civil; Polícia Militar; Departamento de Trânsito – DITTESC; e psicóloga Roberta Varaschin.