Notícia Hoje

Unimed debate sobre amamentação com a comunidade no Agosto Dourado

Amamentar é um gesto que leva proteção para quem você mais ama, beneficiando tanto a saúde do bebê quanto a da mãe. Por este motivo, a Organização Mundial da Saúde-OMS dedica uma semana, todos os anos, para enfatizar a importância do aleitamento materno.

“Vamos falar sobre amamentação” foi a pauta do encontro conduzido pela médica cooperada, ginecologista e obstetra Daniela Kist Busnardo, que reuniu pouco mais de 50 pessoas, entre clientes Unimed, acadêmicos dos cursos da UNIARP e SENAC e comunidade em geral na noite do dia 2.

Publicidade

O Ministério da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança, e complementado até os dois anos ou mais. A médica afirma que amamentar só traz vantagens para todos. “A amamentação fortalece a relação entre mãe e filho, além de proteger o bebê contra várias doenças e infecções. Reforço ainda que o aleitamento materno tem todas as vantagens: está sempre pronto, na temperatura ideal, não tem custo algum, além de fazer com que a mãe retorne ao seu peso mais rapidamente”.

Quanto à posição para alimentar o bebê é muito variável, e a indicação é amamentar nas duas mamas, evitando que fiquem em formato ou tamanho diverso no futuro. “É importante insistir que o bebê pegue nas duas mamas, por mais que ele resista inicialmente”, orienta a médica.

O leite materno nem sempre tem a mesma composição, varia pelo fato do que a mãe ingere. “Muitas vezes quando abrimos um frasco de leite esgotado, é possível saber se a mãe é fumante devido ao cheiro da nicotina que exala do leite”, relata Dra. Daniela.

Dentre as várias abordagens, a palestrante ainda falou sobre os sinais de êxito na amamentação, o preparo da mama para o aleitamento e, por fim, fez algumas recomendações quanto aos hábitos e alimentação da mamãe lactante.

Ao final, as gestantes e mamães que amamentam participantes do encontro receberam uma toalhinha personalizada da Unimed.

Sair da versão mobile