As equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Secretaria de Saúde de Caçador estão sendo avaliadas pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Durante esta semana, os fiscais, que estão realizando avaliações nas Unidades Básicas de Saúde em todo o Brasil, estarão no município.
A avaliação tem o objetivo de melhorar o padrão de qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Além de toda a equipe, que é composta por médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e agentes de saúde, são avaliados também a infraestrutura das Unidades, os equipamentos, os insumos e a satisfação do cidadão.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ademar Schmitz, a avaliação é muito importante para a Secretaria, que pode garantir mais incentivos, e, para a comunidade, que receberá sempre os melhores serviços prestados.
“A meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. As equipes que oferecem melhorias na qualidade do atendimento recebem mais recursos do Governo Federal. Ou seja, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros nos serão repassados”, concluiu.