A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) divulga o sexto resultado do monitoramento integrado da qualidade da água do Rio do Peixe. Os resultados podem ser visualizados conforme mapa interativo de cada ponto amostral (link).
O estudo apresenta uma ponderação de Ruim a Bom no mês de setembro, questão relacionada com o baixo volume de água Rio do Peixe. Quanto menor a quantidade de chuva, maior a concentração de contaminantes no sistema hídrico proveniente do esgotamento sanitário e lançamento de efluentes industriais – ação que diminui a qualidade do corpo hídrico.
O monitoramento da água em épocas de estiagem apresenta a atual interação do município de Caçador com o Rio do Peixe, sendo possível diagnosticar os pontos de lançamento de efluentes no sistema hídrico.
Segundo o professor pesquisador Roger Francisco Ferreira de Campos é preciso desenvolver o monitoramento e a fiscalização do lançamento de efluentes na Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe. “Também é preciso desenvolver medidas que busquem à minimização do lançamento de contaminantes no Rio do Peixe e em rios que desaguam nesse sistema lóticos”, explica.
A UNIARP iniciou no mês de março o monitoramento inédito e integrado da qualidade da água do Rio do Peixe. O trabalho acontece através de análises químicas, físicas e biológicas, buscando apresentar para a comunidade acadêmica e população envolvida no projeto o cenário atual no Rio do Peixe.