Notícia Hoje

Uma semana de ações voltadas ao incentivo à leitura na UNIARP

De 15 a 20 de maio a UNIARP foi palco de diversos eventos de incentivo à leitura. Dia 18 de maio foi realizada a abertura oficial da 15ª edição do Encontro Estadual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) e do 1º Workshop das Licenciaturas. A abertura da Feira Municipal do Livro, integrante da programação foi realizada dia 16 de maio.

Rosana Rachinski D´Agostini, coordenadora de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias da UNIARP e do Comitê Regional do Proler de Caçador relata que ações do Comitê Regional do Proler foram compartilhadas com demais Comitês do Estado e cursos de Licenciaturas e Programa de Mestrado em Educação da UNIARP com o objetivo de promover a troca de experiências e vivências dos comitês. “Além disso buscamos oportunizar aos participantes novos conhecimentos de diferentes linguagens e expressões para o desenvolvimento da leitura e novas práticas, levando em consideração, ainda, as experiências de pesquisadores e estudiosos convidados para o evento, oportunizando o acesso ao conhecimento, práticas leitoras e à participação cidadã”, explica.

Publicidade

O foco foi também preparar as pessoas para ações de desenvolvimento da leitura, dentro e fora da escola, em parceria com a comunidade. “Ressaltamos que as ações foram ampliadas com a 2ª Feira Municipal do Livro realizada na Arena Multiuso. Buscou ainda ampliar a participação de mediadores de leitura em ações desta natureza, aumentando assim o universo de leitores, com professores participantes das redes de ensino, acadêmicos e professores das licenciaturas interagindo ações compartilhadas com os mestrandos do programa de mestrado da UNIARP”, completa.

Na abertura do Encontro do PROLER, a professora Patricia Constância realizou a contação da História: Zabelinha, dos autores Carlota Rios e Maria Clara Cavalcanti. A conferência de abertura foi realizada pela professora doutora Heloísa Andreia de Matos Lins com o tema: “Leitura em movimento: corporeidade, palavra e criticidade”.

A solenidade contou com a presença do professor Pós-Dr. Adélcio Machado dos Santos, reitor da UNIARP, Prefeito Saulo Sperotto, no ato representado pela professora Josete Lemos Estrowispy, Secretária Municipal de Educação, Imar Rocha – Secretário Executivo da 10ª Agência de Desenvolvimento Regional, no ato representado por Dirley Antunes Heller – Gerente Regional da 10ª GERED, professor mestre Paulo Cezar de Campos, vice-Reitor Acadêmico e de Administração da UNIARP, professor Dr. Ezequiel Theodoro da Silva, coordenador do programa de Mestrado Profissional em Educação Básica, Rosana Rachinski D´Agostini, coordenadora de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias e Comitê Regional do Proler de Caçador, professor Jorge Velasquez, coordenador do curso de Educação Física, representando os coordenadores dos cursos de Licenciaturas da UNIARP, além de professores, acadêmicos e comunidade.

Oficinas

A programação do PROLER teve ainda diversas oficinas com temáticas que contemplaram estudos da linguagem e da literatura. Em diversos espaços da UNIARP a gramática, a literatura, os gêneros textuais, os novos suportes tecnológicos de leitura, o ensino de literatura e também a literatura infanto-juvenil estiveram em destaque.

1º Workshop das Licenciaturas

Uma mesa redonda foi realizada dia 19 de maio no Teatro da UNIARP para discutir a formação de professores em tempos de crise, os problemas e os caminhos para a solução. O evento foi coordenado pelo Prof. Dr. Joel Baade do Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade da UNIARP. Os convidados foram: Profª. Ms. Ana Paula Carneiro Canalle, coordenadora Curso de Letras , Prof. Ms. Jorge Luiz Velasquez, coordenador Curso de Educação Física, Prof. Ms. Mario Bandiera e Profª. Ms. Ilze Salete Chiarello, diretora Colégio de Aplicação e representante da rede de escolas particulares de Caçador.

Parcerias em prol da leitura

O evento é uma organização da UNIARP, Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias, Comitê Regional do PROLER de Caçador, Programa de Mestrado Interdisciplinar e em Educação Básica, Cursos de Licenciaturas (Pedagogia, Letras, Educação Física, Ciências Biológicas e Matemática), Biblioteca Comendador Primo Tedesco, UNIARP Grupo de Pesquisa “Leitura e ação social” (LEIAS) e Colégio de Aplicação. Conta com apoio do Governo de Santa Catarina, FAPESC, SESC, Secretarias Municipais de Educação de Caçador, Calmon, Macieira, Lebon Régis, Monte Carlo, Rio das Antas, Timbó Grande, Fundação Municipal de Cultura e Poder Legislativo, Academia Caçadorense de Letras e Artes, Projeto Leia – (contação de história) na feira de livros e Companhia Vento Negro.

[tie_slideshow]

[tie_slide] Slide 1 |  [/tie_slide]

[tie_slide] Slide 2 | [/tie_slide]

[tie_slide] Slide 3 | [/tie_slide]

[tie_slide] Slide 3 |  [/tie_slide]

[tie_slide] Slide 3 |  [/tie_slide]

[tie_slide] Slide 3 | [/tie_slide]

[tie_slide] Slide 3 | [/tie_slide]

[tie_slide] Slide 3 |  [/tie_slide]

[tie_slide] Slide 3 |  [/tie_slide]

[tie_slide] Slide 3 |  [/tie_slide]

[tie_slide] Slide 3 | [/tie_slide]

[/tie_slideshow]

Sair da versão mobile