Ícone do site Notícia Hoje

Uma pessoa é indiciada por causa da “Mandala da Prosperidade”

Uma pessoa foi indiciada por crimes contra a economia popular no inquérito que investigou a Mandala da Prosperidade, em Lindóia do Sul. A confirmação foi feita pelo delegado Denis Alves para a Atual FM. A “Mandala” é uma pirâmide financeira, que é crime no Brasil.

Segundo as informações do delegado, a documentação já está em poder do Ministério Público de Ipumirim. Pelo que foi possível apurar, o núcleo do sistema era o município de Lindóia do Sul, porém havia ramificações vários municípios da região. Agora o Ministério Público analisa o inquérito para oferecer denúncia do caso.

Publicidade

Os organizadores do esquema cobravam R$ 5 mil com promessa de retorno sete vezes maior do que o valor investido. Para a Justiça, esse tipo de situação constitui a prática de pirâmide financeira, onde os primeiros adeptos ganham dinheiro, mas os últimos ficam no prejuízo.

Ou seja, o esquema da “mandala da prosperidade” guarda muitas semelhanças com o das pirâmides financeiras, que são proibidas no Brasil. Elas prometem altos ganhos financeiros, mas acabam beneficiando apenas alguns indivíduos no topo da pirâmide, os que começaram o esquema – e lesam a maioria que está na base.

Com informações da Atual FM.

Sair da versão mobile