Notícia Hoje

Tuberculose tem cura e pode ser evitada; saiba quem procurar

Neste Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Vigilância Epidemiológica destaca sobre os cuidados os tratamento e dados relevantes sobre casos da doença em Caçador.

Nos últimos 16 anos foram registrados, somente no município, 264 casos de tuberculose. Cerca de 79% dos casos são com pessoas de idade entre 20 a 64 anos, sendo que 65% dos casos foram apresentados por homens.

Publicidade

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Xavier, comenta sobre a intensificação no combate à doença. “Estamos sempre orientando nossos profissionais de Saúde, principalmente aqueles que estão em contato direto com nossos pacientes para que fiquem atentos aos sintomas que eventualmente alguém apresente. Queremos sempre que haja um diagnóstico precoce”, ressaltou.

Até o ano de 2015 haviam sido registrados, no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, SINAN, 254 casos da doença. “Só em 2016 tivemos em Caçador 10 casos de tuberculose. Este é um número alto para nossa cidade. A doença existe aqui também e já tivemos óbitos por tuberculose não tratada e diagnosticada tardiamente”, completou Paula.

O serviço da Vigilância Epidemiológica e também as equipes de Estratégia da Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde de Caçador oferecem tratamento e o acompanhamento para doença e suspeita da doença.

“Para a saúde pública isso é um impacto muito negativo, pois existe tratamento para a doença e maneiras preventivas. Ao menor sinal ou suspeita, os cidadãos devem procurar as Unidades de Saúde”, concluiu Paula.

Sintomas de Tuberculose

Alguns pacientes não exibem nenhum indício da tuberculose, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria dos infectados com tuberculose, os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são:

– Tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue;

– Cansaço excessivo;

– Febre baixa geralmente à tarde;

– Sudorese noturna;

– Falta de apetite;

– Palidez;

– Emagrecimento acentuado;

– Rouquidão;

– Fraqueza;

– Prostração.

Os casos graves de tuberculose apresentam:

– Dificuldade na respiração;

– Eliminação de grande quantidade de sangue;

– Colapso do pulmão;

– Acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.

Tratamento de Tuberculose

O tratamento da tuberculose à base de antibióticos é 100% eficaz, no entanto, não pode haver abandono. A cura da tuberculose leva seis meses, mas muitas vezes o paciente não recebe o devido esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo.

Para evitar o abandono do tratamento da tuberculose é importante que o paciente seja acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados.

Sair da versão mobile